COCARI: Programa Colhendo Inovações da Cocari celebra resultados alcançados na safra de soja 2021/22; cerimônia de premiação acontece em julho

Por meio do incentivo e respaldo da Cocari, nossos cooperados e consultores são movidos a superarem o desempenho produtivo e a buscar os manejos e tecnologias mais eficientes. Partindo desse princípio, com o Programa de Produtividade Colhendo Inovações, a Cocari desafia consultores técnicos e cooperados a buscarem o cultivo de soja em um ambiente ético, sustentável e com produtividades cada vez melhores. Esta é quinta edição do programa, que já premiou produtores cooperados no Paraná e na região do Cerrado, em diferentes categorias. Os grandes ganhadores deste ano serão apresentados, por meio de vídeo nas plataformas e canais de comunicação da cooperativa nos perfis @cocaricoop, neste mês de julho. 

“Nossa proposta é desafiar consultor e cooperado a buscarem, na sua propriedade de trabalho, o maior potencial de produtividade da soja. Por meio da avaliação conjunta feita pelo consultor e agricultor cooperado, é elaborado o planejamento para algumas ações que podem ser implementadas levando-se em consideração a produção total obtida”, explicou o gerente técnico da Cocari no Paraná e coordenador do programa, Marcelo Luís Basso Meneguim.  

As adversidades enfrentadas pelos sojicultores na última safra não impediram que eles alcançassem resultados elevados em produtividade. “A última safra foi conturbada, pois, no início, tivemos dificuldade no manejo de ervas daninhas em razão de falta de produtos e princípios ativos. Depois de um intervalo de relativa tranquilidade, passamos por um período prolongado de estiagem que, em algumas unidades do Paraná, chegou a mais de 62 dias. Ainda assim, apesar da má distribuição da precipitação, houve produtores cuja região foi favorecida pela ocorrência pontual de chuvas, viabilizando excelentes produtividades. Devemos ressaltar que, na área de atuação da Cocari, embora tenhamos registrado uma perda superior a 40% em produtividade, tivemos também excelentes resultados, que apresentaremos nesta quinta edição do Colhendo Inovações”, destacou Meneguim. 

O programa iniciou em 2018, com a participação de aproximadamente 45 profissionais do Detec Cocari e 70 agricultores cooperados. A maior produtividade de soja foi conquistada pelo cooperado César Sandri, de Cristalina (GO), e pela consultora Maíra Rodrigues da Silva, com 84,27 sc/ha. 

Na segunda edição do programa, realizada em 2019, concorreram 119 cooperados participantes. Nela foram campeões em produtividade o cooperado Francisco de Assis Guimarães, de Guarda-Mor (MG) e o consultor Flávio Augusto Teixeira Cancian, atual supervisor técnico da cooperativa na região do Cerrado. A parceria rendeu uma produtividade de 97,93 sc/ha. 

No ano de 2020, a terceira edição do programa teve 121 participantes, dentre os quais, o cooperado João Cortez, de Faxinal (PR), e o consultor técnico Jefferson Cabral, que alcançaram a excelente produtividade de 103,09 sc/ha. 

Em 2021, a quarta edição do Colhendo Inovações contou com 133 inscritos. A mais alta produtividade foi alcançada pelo cooperado Jonas Vandoski, de Ponta Grossa (PR), junto ao consultor técnico Carlos Ardengui, que obteve o resultado de 100,23 sc/ha. 

Este ano, estão inscritos 153 cooperados, sendo 121 no Paraná e 32 na região do Cerrado, totalizando uma área de inscrição de 3.458,44 hectares.  

Acompanhe a divulgação da premiação do Colhendo Inovações pelas redes sociais da cooperativa, no perfil @cocaricoop no Facebook, Instagram e Youtube, pelo App do Produtor ou receba as notícias da Cocari mandando uma mensagem para (44) 9 9743-5862. 

(Imprensa Cocari)