A voz da juventude mandaguariense nas redes

Eleva Cast dá voz a profissionais diversas áreas de atuação e conquista audiência em plataformas digitais

O termo “podcast” surgiu em 12 de fevereiro de 2004, no jornal britânico The Guardian, para se referir a uma espécie de programa de rádio gravado e disponibilizado na internet. De lá pra cá, o formato passou por adaptações e foi ganhando cada vez mais audiência.

No Brasil, o programa Nerdcast, criado em 2006, se tornou o maior expoente do formato, com uma média de 12,5 milhões de acessos por mês atualmente. Com a popularização do acesso à internet, o podcast deixou de ser apenas áudio para ganhar formato de vídeo, com transmissão em plataformas como o YouTube.

Sem limitadores como tempo ou estrutura, o formato dá voz a criadores de conteúdo e entrevistados, bastando a vontade para começar. É aí que entram as jovens Natalie Antunez, 25, e Fran Campos,26.

Em 2021, elas deram início ao Eleva Cast, e concederam uma entrevista ao Jornal Agora para falar sobre o podcast. “Na época, surgimos com um movimento para falar sobre saúde mental, diante de alguns episódios tristes que Mandaguari viveu”, conta Natalie. Ela e Fran são amigas há mais de dez anos, e se conheceram enquanto estudavam no Colégio Estadual Vera Cruz (CEVEC).

Os primeiros episódios foram gravados em Mandaguari, mas hoje o Eleva Cast é produzido em Maringá. “Estamos com quase um ano de programa, e fizemos algumas temporadas. A primeira sobre saúde mental, depois sobre empreendedorismo, e temas variados com diversos profissionais”, conta Fran.  “É um universo completamente novo, a gente conhece pessoas novas, é uma informação muito rica. E também a oportunidade de abrir espaço para os jovens. Quando falamos de saúde mental, achamos

muito necessário abordar o tema. Convidamos todos pra participar e interagir com a gente”, complementa Natalie.

O Eleva Cast é gravado todas às segundas- feiras e publicado às quartas-feiras. O programa está disponível com episódios completos no YouTube e Spotify, e trechos publicados nas redes sociais Instagram, TikTok e Kwai.