Retrospectiva: Abril

6 de abril
Homem é encontrado morto em residência no Jardim Esplanada
Na manhã desta quinta-feira (6) um homem foi encontrado morto em uma residência na Rua Barão do Rio Branco, no Jardim Esplanada. A vítima foi identificada como Cleverson Ancelmo, 40 anos, mais conhecido como Boquinha Polidor, que trabalhava como funileiro. De acordo com informações extraoficiais, a morte teria sido causada por causas naturais.

6 de abril
Arrombadores agem na Acaman
A Associação de Catadores de Recicláveis de Mandaguari (Acaman) foi alvo de um furto na madrugada desta quinta-feira (6). Os criminosos arrombaram as instalações da associação e furtaram diversos objetos do local, incluindo ferramentas de trabalho, compressor, ventilador, fios de cobre, metal e outros objetos. Até o momento, a polícia não localizou nenhum suspeito de cometer o crime. Há dois meses, a associação havia sofrido com um trágico incêndio e havia conseguido se reerguer após a ajuda da comunidade. A associação é responsável pela coleta e seleção de materiais recicláveis na cidade e conta com o trabalho de diversas famílias que dependem do seu sustento. O caso está sendo investigado pela polícia, que busca identificar os responsáveis pelo crime.

10 de abril
Índice de Infestação da dengue revela estado de alerta em Mandaguari
Nesta segunda-feira (10), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Mandaguari divulgou a segunda medição de 2023 do Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) através da Vigilância em Saúde. O resultado revelou um estado de alerta de infestação do mosquito, responsável pela transmissão de doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela, após a visita de 882 imóveis da cidade entre os dias 3 e 7 de abril. Segundo o levantamento, foram encontrados focos do mosquito em aproximadamente 3,5% dos imóveis visitados, o que equivale a cerca de 26 residências. Esse valor é considerado estado de alerta de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde (MS), que estabelece que o índice de infestação predial do mosquito deve ser inferior a 1% para ser considerado satisfatório. Quando a taxa varia entre 1% e 3,9%, é considerado estado de alerta, enquanto que percentuais acima de 3,9% são classificados como risco de surto das doenças transmitidas pelo mosquito.

13 de abril
Acidente envolve trem e carro no Jardim Esplanada
Um acidente entre um trem e um carro foi registrado na manhã desta quinta-feira (13) em Mandaguari. O acidente ocorreu por volta de 6h30 da manhã no cruzamento da Avenida dos Pioneiros com a Rua Santos Dumont, em um dos acessos ao Jardim Esplanada. O trem seguia pela linha férrea no sentido Jandaia do Sul quando atingiu um GM Vectra Sedan de cor prata e arrastou o veículo por alguns metros. O motorista do carro relatou que estava a caminho do trabalho e não percebeu o trem se aproximando. Assim que ocorreu a batida, o condutor abriu a porta do motorista e pulou do veículo. O motorista do carro sofreu algumas escoriações e cortes, mas estava consciente. O veículo sofreu danos de grande monta e ficou parcialmente destruído.

29 de abril
Mandaguari de luto
Dois moradores de Mandaguari perderam suas vidas em acidentes registrados em um intervalo de aproximadamente três horas na BR-376. No primeiro acidente, registrado por volta de 4h30, Paulo Fernandes, de 46 anos, conduzia uma moto e, na altura do quilômetro 202 da rodovia, perdeu o controle da direção, batendo contra uma das bases de sustentação de um viaduto. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu na hora. O segundo acidente vitimou o jovem Matheus Alves Moreira Duarte, 21 anos, que conduzia uma Honda 125, por volta de 6h45. Ele acabou passando direto pela rotatória que fica nas proximidades do Pesqueiro Lagoa Azul, colidindo no canteiro central. Ele também não resistiu aos ferimentos e morreu no local do acidente.