Retrospectiva 2021: Maio

6/5

Município não renova contrato com hospital e pacientes passam a ser atendidos na região

No dia do aniversário da cidade, a prefeitura do município informou a população de que o contrato de prestação de serviços com o Hospital Cristo Rei não seria renovado. Em suas redes sociais, a gestão municipal afirmou que a decisão foi tomada de acordo com recomendações do Ministério Público (MP). Na recomendação, o MP afirma que, segundo inspeção sanitária realizada pela 15ª Regional de Saúde, havia algumas irregularidades na estrutura hospitalar e que, até que elas não fossem resolvidas, o município deveria evitar a renovação. Já o hospital rebateu, alegando que houve má vontade do município na questão e que a inspeção da Regional de Saúde ocorreu em abril, e que uma vistoria realizada pela própria vigilância sanitária municipal no começo de maio mostra que a instituição está regular.

10/5

Feriado de aniversário da cidade foi marcado por manifestação

No dia 10 de maio, o feriado do aniversário de Mandaguari foi marcado por uma manifestação popular. Com cartazes em mãos, moradores realizaram uma mobilização em frente ao Paço Municipal, pedindo que o município renove o convênio no Hospital Cristo Rei. O ato pacífico foi motivado após a não renovação do contrato de prestação de serviços SUS do município com o hospital, o que foi recomendado pelo Ministério Público.

19/5

Aulas presenciais da rede municipal de ensino retornam

As aulas da rede municipal de ensino retornaram de forma gradual no dia 19 de maio. Tal retorno se aplicou a escolas de 1º ao 5º ano, já que os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) não tiveram retorno do atendimento presencial em maio. Inicialmente, 600 alunos da rede municipal retornaram às salas de aula.

24/5

Mandaguari registra primeira manhã mais fria do ano

Na segunda-feira, 24 de maio, Mandaguari registrou pela manhã a temperatura de 7°C, o que até o momento era a manhã mais fria de 2021. Esse recorde foi batido meses depois, quando Mandaguari registrou graus negativos.

25/5

Fiscalização encerra festa clandestina com 50 pessoas

No sábado, a Polícia Militar, em apoio à fiscalização municipal, encerrou uma festa clandestina nas proximidades do Jardim Esplanada, em Mandaguari. O evento tinha 50 pessoas. Alguns dos participantes da festa pularam muros e se evadiram do local. Os demais puderam sofrer punições previstas em decreto municipal de combate à Covid-19, que na época previa multa de R $675 a cada participante de festa clandestina.