Pedido de socorro

Na semana passada, a Associação de Proteção Ambiental e Animais Domésticos (Apaad) de Mandaguari procurou a reportagem do PortalAgora.com para fazer um pedido de socorro. O auxílio é para uma moradora do Jardim São Marcos.

Segundo os voluntários da associação, uma idosa de 77 anos vive em imóvel no qual abriga 30 gatos e 17 cachorros. Por conta do grande número de animais, a moradora enfrenta um problema que é praticamente questão de saúde pública.

“A Apaad descobriu ela em questão dos animais, pela quantidade que ela tem. Ela vive em uma sujeira enorme, e isso é muito triste”, contam os voluntários da associação. Eles já efetuaram uma limpeza na residência da idosa, o que ajudou a diminuir o volume de lixo no local. “Essa senhora gosta muito dos animais, que são bem cuidados. Ela gasta todo o dinheiro dela com eles e faz o que pode”.

Os voluntários relatam que em dado momento a idosa confessou que nem ela conseguia ficar no imóvel, por conta do mau cheiro. “Ela pegava um banquinho e sentava do lado de fora da casa”.

Limpeza e doações

Desde 2018, quando tomou conhecimento do caso, a Apaad ajudou efetuando limpeza na casa da idosa, além de doações. A empresa Canhassi Brothers disponibilizou caçambas para retirada de entulho do local.

“A gente foi se aproximando, levando cestas básicas e, na semana passada, recebemos doação de 50 quilos de ração, e fui levar pra ela. Tenho um parente que doa todo mês trinta quilos de ração, e fui levar pra ela também”, conta a associação.

Segundo os voluntários da Apaad, a associação está promovendo uma campanha com o objetivo de ajudar a idosa a sair da situação em que se encontra. “Nós não queremos prejudica-la. O que queremos é um trabalho em conjunto”.

A associação está recolhendo donativos como ração e produtos de limpeza para auxiliar na manutenção da casa. Um dos objetivos da Apaad é colocar os gatos da idosa para adoção, e também construir um “gatil”, no local, caso a associação consiga doações de materiais de construção.

Como ajudar

Quem quiser colaborar pode entrar em contato com a Apaad através do Facebook, acessando: https://www.facebook.com/apaad.mandaguari.3. Por meio de seu perfil oficial, a associação pode orientar interessados em contribuir com a causa.

Vídeo

Voluntários da Appad fizeram filmagens do interior da casa da idosa. Veja a seguir um dos vídeos, mostrando a situação na qual vive a moradora.