Palestra aponta importância do diagnóstico precoce da criança com autismo

Quanto mais cedo é feito o diagnóstico de uma criança com transtorno do espectro do autismo (TEA), melhor será seu tratamento e mais ela estará integrada com outras crianças, aperfeiçoando seu desenvolvimento físico e intelectual. Esse foi um dos recados passados pelo médico pediatra Neander Oliveira, na palestra sobre autismo, realizada na noite de terça-feira (11), no Módulo Cultural, encerrando a Semana de Conscientização sobre o Autismo, realizada pela Secretaria de Educação de Mandaguari.

Pai de autista, Oliveira repassou informações importantes sobre o diagnóstico e tratamento deste espectro. Segundo ele, “uma dúvida comum que surge em quem começa a estudar o autismo é sobre medicações. Então, existe algum remédio que trate o autismo? A resposta é direta: não. Não existe medicação para tratamento do autismo. Logo após essa resposta, a próxima pergunta geralmente é ‘então porque muitos autistas tomam remédio? ’ A medicação utilizada para pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) é para as comorbidades que podem estar associadas”, afirmou o médico.

PALESTRANTE

O médico pediatra Neander Oliveira começou a exercer suas atividades como após concluir sua formação. Em 2000, ele inaugurou a clínica para oferecer aos residentes de São Paulo diagnósticos profissionais e planos de tratamento individualizados. Seu objetivo não está apenas em tratar doenças ou distúrbios, mas também em manter sua saúde por meio da prevenção.

Ao concluir sua residência, ele acompanhou as pesquisas e os últimos desenvolvimentos de sua área de especialidade para continuar fornecendo os tratamentos mais eficazes disponíveis e para ajudar você a viver uma vida melhor e mais saudável.

Fonte: Comunicação Social da Prefeitura de Mandaguari