Mandaguari é o 15° município mais desenvolvido do Paraná, aponta estudo da Firjan
O município de Mandaguari está entre as cidades mais desenvolvidas do Paraná, de acordo com os dados do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), divulgado na última quinta-feira (8) pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). O estudo avaliou mais de 5 mil municípios brasileiros com base em dados oficiais referentes ao ano de 2023, levando em conta três áreas essenciais: emprego e renda, saúde e educação.
Embora os maiores destaques nacionais do levantamento tenham sido cidades como Curitiba, Maringá, Toledo, Marechal Cândido Rondon e Francisco Beltrão, todas no Paraná e presentes entre os 10 municípios mais desenvolvidos do Brasil, Mandaguari se destaca no cenário estadual.
De acordo com o IPDM (Índice Ipardes de Desempenho Municipal), que utiliza metodologia semelhante ao IFDM e é baseado em dados oficiais de 2023, Mandaguari alcançou um índice de 0,8439, o que a classifica na faixa de alto desenvolvimento. Com esse resultado, a cidade ocupa a 15ª colocação entre os 399 municípios paranaenses, e está em segundo lugar na região da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep), atrás apenas de Maringá.
Os dados mostram desempenho expressivo nas áreas de educação, com índice de 0,8503, e saúde, com 0,7230. O índice de emprego e renda ficou em 0,9584. Os resultados colocam Mandaguari acima da média estadual e em destaque dentro de sua microrregião.
No panorama geral do IFDM, o estado do Paraná concentra cinco das dez cidades mais desenvolvidas do Brasil, sendo o segundo estado com maior número de municípios com índices de alto desenvolvimento. Ao todo, 98,3% da população paranaense vive em cidades com índice moderado ou alto, e o estado apresenta o terceiro melhor IFDM médio do país, atrás apenas de São Paulo e Santa Catarina.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior destacou que os resultados refletem os investimentos feitos nos últimos anos. “Estamos batendo recordes na geração de emprego, temos a melhor educação do Brasil e grandes investimentos para descentralizar a saúde no estado”, afirmou. Programas estaduais como o ‘Asfalto Novo, Vida Nova’, o ‘Ilumina Paraná’ e o apoio à infraestrutura rural foram apontados como fatores que contribuem para os avanços registrados.