Desafios do uso da tecnologia em nossa comunicação pessoal e profissional

Acredito que não restam mais dúvidas de que a evolução tecnológica é cada vez mais rápida, virtual, abrangente e diversificada, portanto, realmente vivenciamos a 4.ª onda, então, vejamos alguns exemplos.
Quando necessitamos falar sobre garantia ou defeito de qualquer produto, cancelamento de assinaturas diversas etc. e resolvemos fazer isso através do fone 0800, existem casos em que (também é possível fazer via digital) passamos sempre por processos automáticos (máquinas) que envolvem várias etapas e informações que devemos prestar e normalmente demoram e nos causam irritação, para que somente nas exceções consigamos falar com algum atendente humano. Isto realmente reduz custos com pessoal, entretanto, sabemos que é desafiador e decepcionante para uma grande parte da população que não possui tempo, domínio pleno das informações ou disponibilidade de equipamentos de comunicação ou tecnologia necessários (aparelhos diversos ou sinais de internet) para adequadamente conduzir sua conversa e resolver a questão que se apresenta. Neste grupo de pessoas, destacamos os idosos, que não foram criados ou instruídos para ter domínio destas novas ferramentas tecnológicas, assim como temos uma parcela grande da população com baixo nível de escolaridade, importante fator dificultador neste quesito e, ainda, os residentes em áreas rurais ou pequenas vilas que não dispõem do sinal de internet ou sinal telefônico ou, então, pessoas que simplesmente não dispõem de recursos financeiros para adquirir estes novos aparelhos.
Todos são consumidores, portanto, potenciais clientes que precisam e merecem especial atenção, criando, neste segmento, grandes oportunidades ainda não plenamente aproveitadas pelos fornecedores e acredito ser este um fator de parte importante de questões direcionadas ao Procon.
Todos nós conhecemos pessoas com idade mais avançada (não são todos) que dependem de ajuda para utilizar seus novos aparelhos ou aplicativos para mandar/receber e-mails, mensagens, imagens etc. Brincamos inclusive que, neste quesito, os netos tornaram-se muito necessários aos seus avós. Existe uma propaganda de uma criança que pergunta aos avós como eles faziam antes de ele nascer, quando pedem ajuda e ele apenas aperta um botão.
Nas empresas, não é diferente, por mais que tenhamos evoluído nos sistemas e mecanismos de comunicação, verificamos que ainda existem muitos pontos obscuros e sentimentos de que as informações não chegam e/ou quando chegam, não são suficientemente claras, ou, ainda, não chegam no tempo adequado.
Novamente, neste quesito, perguntamos sempre: é mais importante uma informação certa na hora errada ou uma informação errada na hora certa? A resposta é: óbvio que nenhuma delas interessa no processo decisório e ambas podem levar à tomada de decisões catastróficas. A única coisa que interessa é a informação certa na hora certa. Da mesma forma, em nossa atividade profissional, devemos nos preocupar sempre se as pessoas realmente sabem aquilo que é esperado delas, suas atribuições, responsabilidades, deveres e direitos, afinal, nada mais injusto para o empregado do que ser cobrado ou até demitido por aquilo que ele não sabia que deveria fazer, não foi preparado (treinado) para fazer, e/ou, ainda, que não tinha prazo ou material e demais condições para fazer.
Da mesma maneira que é injusto para o colaborador, também o é para a empresa que oferece as condições necessárias e o colaborador não possui o necessário comprometimento para com sua equipe e demais participantes para cumprir sua parte e entregar sua tarefa com qualidade e nos prazos pactuados. Ambas são situações que ocorrem e compete aos gestores corrigir e melhorar a forma de comunicação e acompanhamento das atividades das suas equipes e, de maneira especial, de cada membro que compõe aquela equipe, afinal, só assim conseguiremos alcançar as expectativas de todas as partes envolvidas. A motivação das equipes depende de muitos fatores, porém a comunicação, o acompanhamento, a orientação e o reconhecimento são fatores determinantes para o sucesso em qualquer atividade.
A soma de um profissional bem preparado e motivado com modernos equipamentos e tecnologia adequada, mais um ambiente positivo na empresa, seguramente são agentes de facilitação para se alcançar o sucesso.
Se cada membro da equipe fizer corretamente a sua parte, o todo estará completo e correto, assim como se cada morador limpar a sua calçada, a rua toda ficará limpa, simples assim.
Vamos pensar sobre isso?