Acalmou

Coluna do dia 19 de abril de 2024

Acalmou

Depois da agitação provocada pelas filiações e reorganização dos partidos visando a montagem das possíveis chapas de candidatos a vereador, o cenário político deu uma acalmada nos últimos dias.

Articulações

A partir de agora o que se intensifica gradualmente são as articulações com o objetivo de consolidar as pré-candidaturas, formar as alianças para compor as coligações e definir os prováveis candidatos a vice.

Agora vai?

Está marcada para o dia 02 de maio a licitação para a Prefeitura contratar uma empresa que fará serviços de poda e remoção de árvores. Há muito tempo a população vem cobrando uma atitude para resolver esse problema, já que na cidade existe uma quantidade enorme de árvores que apresentam risco de queda.

Tira o corpo fora

O pior é que quando uma árvore cai sobre alguma casa ou veículo, a administração municipal se recusa a cobrir os prejuízos, obrigando os moradores a entrarem na Justiça pedindo o ressarcimento.

Cadastro

No começo deste ano a Prefeitura de Mandaguari contratou uma empresa para estruturar e implantar na administração municipal um cadastro territorial multifinalitário, com espacialização e integração da planta genérica de valores, além de um banco de dados geográfico em sistemas de informação geográficas.

“Inovador”

Na época da contratação, o projeto, de nome extremamente complexo e de difícil entendimento, foi anunciado como “um avanço da era digital” que iria “melhorar os trâmites e fluxos de diversas informações no município”. Algo que tornaria a cidade “mais inteligente, sustentável e mais gostosa de se viver”. As explicações fizeram lembrar o Rolando Lero, personagem da Escolinha do Professor Raimundo que muito falava, mas nada dizia.

Resultado

Na prática, trata-se de uma ferramenta que fiscaliza a ocupação de solo no município, fornecendo imagens aéreas que permitem identificar construções irregulares. Poucos meses depois de começar a ser utilizada, a tecnologia já começa a apresentar resultados. Muito moradores que fizeram aumento em suas e não pagaram as taxas de alvará e averbação estão sendo notificados para procurarem a Prefeitura e regularizarem a situação.

Polícia

Foi publicado esta semana o decreto do Governo do Estado criado um batalhão da Polícia Militar em Sarandi. A nova estrutura ficará responsável pelas companhias, pelotões e destacamentos da PM nas cidades de Doutor Camargo, Floresta, Itambé, Ivatuba, Mandaguaçu, Mandaguari, Marialva, Ourizona, Paiçandu, São Jorge do Ivaí e Sarandi.

Efetivo

De acordo com a Secretaria Estadual de Segurança Pública, o batalhão de Sarandi contará com 273 policiais. Resta saber se a mudança terá algum impacto no efetivo da PM local. O número de policiais militares trabalhando hoje no pelotão de Mandaguari é menor do que nos anos 90, quando a unidade ainda era só um destacamento.

Edição concluída às 15 horas do dia 19/04/2024