Grêmio faz jus ao discurso de uso da base e terá time sub-21 na Sul-Americana

O Grêmio colocará em prática a política de uso das categorias de base a serviço do time principal mais uma vez na noite desta quinta-feira, às 21h30, na última rodada da fase de grupos da Sul-Americana, diante do La Equidad, no Equador.

Afinal, o Tricolor lidera o Grupo H com 15 pontos, já está classificado às oitavas de final, mas ainda precisa confirmar a melhor campanha. O elenco principal, com todos titulares e até o técnico Tiago Nunes, ficou em Porto Alegre. O interino e treinador do time sub-21 Thiago Gomes comandará o Grêmio.

As falas da direção em intensificar o uso da base vêm desde a renovação com o ex-técnico Renato Portaluppi. Ainda em março, o presidente Romildo Bolzan Jr. falou, em entrevista exclusiva ao ge, que a prática ocorreria.

De fato, naquela oportunidade, o time de transição venceu o jogo de volta da segunda fase da Libertadores contra o Ayacucho, garantindo a classificação para enfrentar o Independiente del Valle, para quem seria eliminado na sequência. E Renato caiu no dia seguinte.

Mesmo após a chegada de Tiago Nunes, o projeto segue vivo. O Grêmio levou 15 garotos para o duelo no Equador. A ideia até era levar mais alguns, mas eram apenas estes que constavam na lista de 50 inscritos na Sul-Americana

Goleiros

Ficam à disposição apenas dois goleiros. O primeiro, que será titular, se chama Gabriel Hamester Grando, ou apenas “Chapecó”, como é apelidado por ter nascido na cidade catarinense. Ele tem 21 anos, 1,92m e está desde a categoria sub-15 no clube.

Chapecó fez sua estreia no time principal na semana passada, na penúltima rodada da Sul-Americana, na goleada de 6 a 2 em cima do Aragua.

O reserva será Felipe Mateus Scheibig, natural de Três Passos, e com 21 anos. Ele foi formado pelo TAC, time da cidade natal, onde atuou profissionalmente. Depois, chegou para a categoria sub-20 do Tricolor e tem sido o quarto ou quinto reserva da equipe principal.

Zagueiros

Os dois jogadores que formam a dupla de zaga têm 21 anos. O primeiro deles se chama Heitor Marinho dos Santos, nascido em Araçatuba, em São Paulo, e atuou em três partidas até aqui.

O parceiro dele será “Manu”, com duas partidas disputadas em 2021, mas mais ambientado ao elenco profissional nos últimos anos. Emanuel Leone Moura chegou na categoria sub-15 ao Grêmio, após um período no Desportivo Brasil.

Volantes

Neste setor, há um caso particular, já que os quatro convocados serão titulares. Mas apenas Fernando Henrique e Victor Bobsin, que foram mais vezes aproveitados até aqui, serão os titulares atuarão em suas posições. Mateus Sarará e Varela jogarão improvisados nas laterais direita e esquerda, respectivamente.

Fernando Henrique, de 19 anos, já tem oito jogos na temporada, enquanto Bobsin, de 21, tem seis partidas disputadas e tenta provar que merece mais tempo no clube, já que seu contrato expira em dezembro deste ano.

Varela busca mais oportunidades no time principal. Foram apenas duas aparições até aqui, a primeira de dois minutos e a segunda com nove. Já Sarará é tido como uma das joias da base para ser um camisa 5. Ele fará sua estreia na equipe profissional nesta noite.

Meias

O titular da noite será Pedro Lucas, quem mais atuou até aqui na temporada, com oito partidas e um gol marcado. É também o mais jovem do time principal, com 18 anos.

Rildo, de 21 anos, deve ser o reserva imediato. Ele vem de boa participação nos amistosos do time de transição na última semana, com três gols em uma partida. Mas nessa temporada ainda não atuou. Tem apenas quatro jogos pelo Grêmio em 2020. Bitelo, outo que começa na reserva, atuou apenas nove minutos na vitória contra o Aimoré.

Atacantes

Dos titulares, o mais rodado é Guilherme Azevedo, que está na sua terceira temporada pelo time principal. Em 2021, são 10 jogos e três gols marcados. Ele despontava como o titular da meia direita, mas sofreu lesão muscular e perdeu espaço para Léo Pereira.

Quem vive sua primeira temporada no time principal é Elias. Acostumado a jogar na ponta-esquerda, ele será centroavante nesta noite, uma posição na qual tem se aprimorado. São três jogos pelo Tricolor, um como titular e dois vindo do banco. No último, atuou nove minutos e marcou dois gols.

Ainda há o atacante Vini Paulista, de 20 anos, que está desde a categoria sub-11 no clube. Ele deve fazer sua estreia como profissional e costuma atuar nas três posições do ataque.

Do setor ofensivo, apenas Thayllon deve ser reserva. Ele disputou apenas 11 minutos na derrota para o Juventude, pela primeira fase do Gauchão. O atacante está emprestado pelo São José até o fim de 2021.