Encontro com o Flamengo após vídeo polêmico, possível saída e novo concorrente: Guga vive dias decisivos no Atlético-MG

Finalista do Campeonato Mineiro, o Atlético-MG tem pela frente o início do Brasileirão 2020. Neste domingo, às 16h (de Brasília), o Galo inicia a disputa da Série A enfrentando o Flamengo, atual campeão brasileiro e continental, no Maracanã. Se os próximos dias serão decisivos e importantes para o Galo, serão ainda mais para um dos jogadores de Jorge Sampaoli: Guga. Três motivos justificam a “semana chave” do lateral-direito do Atlético e da seleção olímpica.

O primeiro deles é, justamente, o encontro com o Flamengo. No fim de 2019, Guga ficou marcado por uma polêmica: carioca de nascença, ele postou um vídeo (gravado na concentração atleticana) comemorando o título rubro-negro na Libertadores (relembre acima). O lateral apagou a postagem minutos depois, mas o estrago estava feito: o episódio repercutiu muito mal no clube e na torcida alvinegra, que vê o Flamengo como principal rival fora de Minas Gerais.

O Galo multou o jogador e chegou a afastá-lo. Depois, após pedir desculpas ao elenco e à torcida (veja o vídeo abaixo), ele foi reintegrado. Agora, quase nove meses depois, Guga terá o primeiro duelo com o Flamengo depois do episódio. E tem a oportunidade de mostrar, em campo, que a polêmica ficou no passado e que o foco no Atlético é integral. Isso, claro, se o jogador de 21 anos for escolhido para atuar (está relacionado). Dois fatores, neste momento, criam interrogações sobre o futuro de Guga no Galo.

De saída?

Nas últimas semanas, muito se falou sobre uma possível negociação de Guga. A imprensa portuguesa especulou um interesse do Benfica – de Jorge Jesus – no jogador, mas não houve proposta oficial ao Atlético. Nos últimos dias, o Spartak Moscou, da Rússia, formalizou oferta de R$ 28 milhões. A diretoria alvinegra avalia, mas ainda não fechou negócio.

Guga é um dos principais ativos do Atlético no mercado. Aos 21 anos, acumula convocações para a seleção olímpica. Além da boa condição do jogador, pensando em uma negociação, o Galo tem uma condição relativamente “segura” no que diz respeito à lateral direita. Isso porque, neste momento, Sampaoli tem três opções para a posição. E esse é mais um detalhe que tira de Guga a “garantia” de que estará em campo neste domingo, ainda que Maílton não tenha viajado e esteja, hoje, em terceiro plano no clube.

Concorrente novo na área

Desde a chegada ao Atlético, no início de 2019, Guga vem brigando para se consolidar como titular. O que não foi possível na última temporada foi atingido em 2020, e ele era, até o penúltimo jogo, o dono da posição. A chegada de Mariano, experiente lateral-direito contratado a pedido do Sampaoli, faz com que a titularidade de Guga seja ameaçada.

Aos 34 anos, Mariano chegou com status de titular e já estreou na última quarta-feira, entrando durante o jogo na vitória do Atlético sobre o América-MG, por 3 a 0, pelo jogo de volta da semifinal do Campeonato Mineiro. Na ocasião, Guga não foi sequer relacionado.

Por tudo isso, os próximos dias são decisivos para Guga. Por um lado, o lateral pode, apesar da nova concorrência e da possibilidade de saída, sustentar a titularidade, fazer um grande jogo no Rio de Janeiro, afastar de vez qualquer polêmica sobre o vídeo publicado em 2019 e cravar permanência no Galo. Por outro lado, o fim de semana também pode significar a ida para o banco de reservas ou até novos passos no caminho que pode levá-lo à Rússia. CBLoL 2020: capitão, Luci vê Flamengo com “uma mente e um coração”