Pesquisa da CNN mostra que reeleição de Trump está sob risco

O presidente Donald Trump perdeu capital político de forma significativa na última semana, o que ameaça a sua chance de reeleição. Uma pesquisa da CNN, rede de TV americana, mostra que ele está com apenas 38% de taxa de aprovação e 57% de desaprovação. Na disputa pela Casa Branca, no voto nacional entre eleitores registrados, o democrata Joe Biden tem 57% contra 41% de Trump.

O atual presidente americano é comparado a Jimmy Carter e George Bush, que perderam as tentativas de se reeleger. No mesmo período do mandato, ambos tinham taxas de desaprovação semelhantes à de Trump. O democrata Carter foi derrotado pelo republicano Ronald Reagan em 1980. Em 1992, o democrata Bill Clinton venceu o republicano Bush.

A repressão dura aos protestos no domingo e segunda-feira da semana passada acabaram incentivando mais pessoas a ir para as ruas nos dias seguintes. A atitude de valentão de Trump se revelou um tiro no pé.

Generais da reserva, como Colin Powell, Jim Mattis, John Kelly e Wesley Clark, criticaram a tentativa do presidente de usar militares para reprimir manifestantes. Trump foi acusado de ameaçar a Constituição. Powell afirmou que ele mente.

Trump combinou gestão desastrosa da crise do coronavírus com uma resposta típica de ditador de república de bananas a protestos contra a violência policial. A economia não está bem. Criou-se uma atmosfera para uma reação da sociedade.

Os democratas vivem um bom momento. Biden está liderando em estados fundamentais para vencer no Colégio Eleitoral. Há possibilidade de os democratas derrubarem a maioria republicana no Senado nas eleições de 3 novembro.

Trump e Jair Bolsonaro são os piores presidentes da pandemia. Nos EUA, a covid-19 já matou duas vezes mais que todas as baixas americanas na Guerra do Vietnã. Na manhã desta segunda, os EUA contabilizavam 116.933 mortos.

No Brasil, o governo manipula estatísticas para tentar esconder problemas, como acontecia na ditadura militar exaltada por Bolsonaro.

Uma derrota de Trump terá efeito enorme sobre o Brasil. Bolsonaro ligou seu destino ao de Trump, a quem copia apesar de o americano agora querer se distanciar dele. Uma derrota de Trump levará para a Casa Branca um governo que pressionará o Brasil por destruir a Amazônia e ameaçar a democracia.

Biden já sinalizou que jogará pesado na questão ambiental, desastre que está em segundo plano agora no país por causa da pandemia mas que desperta enorme atenção internacional.