Ferragosto – A festa típica italiana

O VERDADEIRO REVEILLON ITALIANO!

A festa mais esperada do verão italiano tem origem na antiga Roma e tradição católica.O nome da festa de Ferragosto deriva do latim Feriae Augusti em homenagem a Octavian Augustus, o primeiro imperador romano, a partir do qual deriva o mês de agosto. 

Era um período de descanso e celebração, estabelecido pelo próprio imperador em 18a.C, que se originou da tradição da”Consualia” – Festas que celebravam o fim do trabalho agrícola, dedicado ao Conso que, na religião romana,era o deus da terra e da fertilidade. Festas e corridas de cavalos eram organizadas em todo o império. Animais de tração não utilizados no campo, eram adornados com flores e os camponeses desejavam bons votos aos proprietários de terras recebendo em troca gorjetas. Uma festa que vai do paganismo ao catolicismo. A data foi assimilada pela Igreja Católica por volta do Séc.VII, a Assunção de Maria começou a ser celebrada,festa que foi marcada para o dia 15 de agosto.O dogma da Assunção (reconhecido como tal só em 1950) estabelece que a Virgem Maria foi assumida , que foi aceita no paraíso tanto com a alma como com o corpo. 

A Festa de Ferragosto sempre cai no mesmo dia e precisamente no dia 15 de agosto de cada ano. É comemorada com muita animação. E na minha opinião assemelha-se muito ao Reveillon no Brasil. A parada do trabalho permite que as famílias organizem momentos para reunir os amigos e parentes numa boa refeição ou piquenique num bosque.As opções são inumeras e variam de acordo com a preferência entre as delícias do mar ou ar puro da montanha. Portanto, é comum admirar os fogos de artifícios ou fogueiras, fazer churrascos, ver um show ou espetáculo e fazer banhos refrescantes no mar no rio ou no lago.

Os pratos típicos muito apreciados nessa festa são: I PORCINI ARROSTO (pombos assados) servidos em quase toda a Itália, e II BOMBA ARROSTO (a bomba de carne assada),um prato histórico que deve seu nome ao modo que foi preparado no Séc VIII e que inclui uma bomba de arroz, salsicha e cogumelos porcini. Entre outros pratos salgados nao podemos esquecer o classico frango estufado com pimentões da tradição romana. Os doces “Margheritine di Stresa”, inspiração dos originais biscoitinhos que eram tradicionalmente oferecidos aos hóspedes da Rainha Margherita na ocasião da recepção de Ferragosto na Casa Real.