Chuva de meteoros poderá ser vista a olho nu

Nesta quarta-feira (21), estará visível a olho nu uma chuva de meteoros  de média intensidade denominada Orionídeos. O fenômeno poderá ser visto a olho nu, dependendo das condições climáticas.

As recomendações do coordenador do Observatório Didático de Astronomia da Unesp Bauru, Rodolfo Langui, o melhor horário para fazer a observação da chuva de meteoros ,conhecida popularmente como “estrelas cadentes”, será após a meia noite. E para aqueles que desejarem obter uma visão melhor, a orientação é se deslocar a um lugar afastado das luzes da cidade, preferencialmente onde não haja prédios e árvores muito altas, isso pois toda e qualquer luz pode ofuscar o brilho dos meteoros, inclusive a da lua. No local, não será necessário lunetas ou binóculos, e basta deitar no chão para apreciar o show atentamente.

Ele também explica que a chuva de meteoros só pode ser vista a olho nu pois os meteoros passam muito rapidamente e são dispersos entre si. Apesar de todos cruzarem um único ponto, que é a Constelação de Orion, eles podem ser avistados de qualquer lugar do céu.

Por fim, o especialista explica que o fenômeno ocorre todos os anos durante o mês de outubro, isso porque o planeta Terra passa por uma região no espaço onde estão os fragmentos deixados pela passagem do cometa Halley, cuja passagem mais recente pelo planeta foi em 1986. Quando esse material, mesmo que de pequenas dimensões, entram na atmosfera, entram em combustão e deixam um rastro luminoso no céu.