Mandaguari será contemplada com 100 imóveis no novo Minha Casa, Minha Vida

O Governo Federal iniciou na quarta-feira (22) a implementação do Novo Minha Casa, Minha Vida (MCMV), com o anúncio da 1ª Seleção de Propostas para o Novo MCMV direcionada à Faixa 1 (FAR), para famílias com renda de até 2 salários-mínimos (ou R$ 2.640,00 em valores atuais).  O anúncio foi feito em uma cerimônia no Palácio do Planalto, com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

No Paraná 37 municípios serão contemplados com a construção de 5.195 unidades habitacionais. Curitiba será a cidade com o maior número de novas casas, com 696 unidades, depois vem Londrina com 680, Cascavel com 600 e Foz do Iguaçu com 516.

“Lula está cumprindo o compromisso de garantir moradia digna ao povo paranaense. É uma alegria fazer parte de um governo que prioriza aqueles que mais precisam. Continuaremos trabalhando arduamente para tornar o sonho da casa própria uma realidade para cada vez mais famílias”, comemorou a deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR).

Em Mandaguari o anuncio de a cidade seria contemplada com casas foi feita pelo Diretor de Negócios e Empreendedorismo de Itaipu e também presidente do Partido do Trabalhadores, Eduardo de Miranda, “serão 187 mil casas construídas por todo Brasil e Mandaguari está entre os 580 municípios selecionados. Após 11 longos anos de espera, Mandaguari terá dois conjuntos habitacionais, de 50 unidades cada, ou seja, 100 unidades que serão construídas no município.”

Ainda segundo Miranda, o município irá fazer estudos e definir o local onde ficarão esses conjuntos habitacionais e irão analisar as famílias que poderão participar.

No total são 187,5 mil unidades habitacionais selecionadas pelo Ministério das Cidades, em mais de 1,2 mil empreendimentos que beneficiarão 560 municípios em todo o Brasil. Do total, 184 mil unidades são destinadas a famílias integrantes dos cadastros habitacionais, em todos os estados brasileiros. As demais 3 mil unidades serão destinadas a famílias que tenham perdido seu único imóvel por emergência ou estado de calamidade pública, ou pela realização de obras públicas federais, nos estados do AC, AM, PE, RS e SP.

Durante a cerimônia, o presidente Lula citou o déficit habitacional no Brasil e ressaltou a importância do diálogo entre o governo federal, governos estaduais e os parlamentares para atender às necessidades da população. “Eu me pergunto, quantas casas precisamos fazer para acabarmos com esse déficit?”, disse. “Este programa já construiu seis milhões de casas. Possivelmente, poderíamos zerar o déficit habitacional. Este programa provou que quando a gente quer, as coisas acontecem.”