Prefeitura de Maringá proíbe eventos que causem aglomerações e torna facultativa presença em aulas

O prefeito de Maringá, Ulisses Maia, anunciou nesta segunda-feira (16) uma série de medidas de prevenção ao coronavírus. Maia afirmou que eventos de massa estão proibidos, e o município não vai emitir alvarás, além de suspender os que foram emitidos para os próximos 30 dias.

A medida afeta eventos como a Prova Rústica Tiradentes, que seria realizada em abril, e agora está suspensa. 

Além disso, todos os eventos com idosos – públicos ou privados – estão suspensos. 

Educação

Aulas da Educação para Jovens e Adultos (EJA) serão suspensas. Em escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIS), a ida será facultativa. Segundo a secretária de Educação, Gisele Colombari, os servidores são orientados a higienizar ambientes e cuidar dos alunos. Para a rede particular, a sugestão é de que as aulas sejam ministradas online.

Saúde

Cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS) serão transformadas em pronto socorro, e mais médicos serão acionados. 

Aeroporto e rodoviária

Na praça de atendimento da prefeitura, o contato presencial será suspenso. Servidores municipais terão parte do 13º salário adiantados. Aeroporto e rodoviária funcionam normalmente, com orientações aos usuários. 

Outras medidas

Asilo e locais com idosos tiveram visitas suspensas. O município se reunirá com representantes de igrejas e também do comércio para tratar sobre mudanças de horários, com o objetivo de evitar aglomeração no transporte.

A Transporte Coletivo Cidade Canção (TCCC), empresa responsável pelos coletivos de Maringá, foi orientada a reforçar a limpeza dos ônibus. A prova de vida Maringá Previdência foi suspensa temporariamente, bibliotecas públicas estão fechadas, e compras emergenciais do município foram autorizadas.