Justiça Eleitoral de Maringá anuncia retotalização de votos da eleição para a Câmara Municipal

A Justiça Eleitoral de Maringá divulgou, por meio de um edital publicado nesta semana, que realizará uma retotalização dos votos referentes à eleição para a Câmara Municipal ocorrida em 2020. Esta medida visa recalibrar o quociente eleitoral e invalidar os votos recebidos pelo Partido Liberal (PL) durante o pleito daquele ano.

De acordo com o edital, que convoca líderes partidários a acompanharem o processo, a retotalização está programada para o dia 1º de abril, às 14h, na sede do Fórum Eleitoral de Maringá.

O procedimento decorre da “decisão do Agravo em Recurso Especial Eleitoral comunicada pelo Processo PAD n.º 5441/2024”, conforme destacado no documento. Este processo está relacionado à anulação dos votos obtidos pelo Partido Liberal (PL) nas eleições legislativas daquele ano. Contudo, não foram fornecidos detalhes sobre os motivos que levaram à anulação dos votos desta legenda.

Com a anulação dos votos do PL, a composição atual da Câmara Municipal pode sofrer alterações. O partido havia conquistado uma cadeira em 2020, ocupada pelo vereador Doutor Manoel, cujo mandato pode ser afetado. Caso o quociente eleitoral seja recalculado, uma nova vaga pode ser destinada ao Podemos, que tem como primeiro suplente o ex-vereador Jean Marques.

A equipe do vereador Doutor Manoel informou à reportagem que o parlamentar ainda não teve acesso aos autos do processo e, portanto, desconhece as alegações apresentadas. O diretório municipal do PL também foi contatado pelo Maringá Post, mas declarou não ter sido notificado sobre qualquer decisão até o momento.