Após mais de 160 casos positivos, Saúde de Maringá começa a testagem em servidores municipais
Depois de 164 diagnósticos positivos entre servidores municipais, a Secretaria de Saúde de Maringá, em parceria com universidades locais, começou nesta terça-feira, 23, a testagem rápida de coronavírus em 3,2 mil servidores da área da saúde. As informações são do repórter Leonardo Filho, do site O Dia na Cidade.
A ação começará pela UPA Zona Norte e seguirá no Hospital Municipal de Maringá (HMM), Samu, Policlínica Zona Sul e Ambulatório IST/CTA, Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Pinheiros, Quebec, Mandaguaçu e Iguaçu. Na sequência, as demais UBSs.
Os testes rápidos a serem usados são de remessa do Ministério da Saúde e a análise clínica ficará a cargo do laboratório do Hospital Municipal de Maringá (HMM). Universidade Estadual de Maringá (UEM), Unicesumar e Uningá darão suporte técnico. O cronograma inicia na Upa Zona Norte por se tratar de unidade de referência para suspeitos de contaminação. Os resultados permitirão mapeamento do contágio entre servidores de saúde, categoria mais atingida pela pandemia na cidade de acordo com últimos boletins epidemiológicos.
A partir do resultado, será possível traçar estratégia de atendimento a fim de preservar a saúde dos envolvidos no atendimento público, especialmente nas frentes de combate ao covid. Em caso de servidores positivados, as unidades seguirão a nota técnica nº006/2020 da Vigilância Municipal de Saúde para adotar medidas. O documento, que segue orientações do Ministério da Saúde e Anvisa, determina os critérios para afastamento de trabalhadores de serviços essenciais a partir do diagnóstico positivo para covid.