Paraná é o estado com maior número de casos de dengue no Brasil

Enquanto muito se fala do novo coronavírus, outras doenças avançam no Paraná. O boletim da dengue divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde em 12 de maio apresenta uma estatística preocupante: no período epidemiológico compreendido entre 28 de julho de 2019 e 9 de maio de 2020 foram registrados 167.707 casos confirmados da doença no estado – destes, 132 pessoas já morreram. No ranking nacional, o Paraná é o estado com maior número de casos e incidência de dengue no Brasil.

Enquanto isso, cientistas anunciaram esta semana os resultados preliminares de um teste bem-sucedido de uma nova tecnologia de mini-cápsulas da empresa Oxitec, que suprimiu, após apenas 13 semanas de tratamento, 95% da população do Aedes aegypti na região testada.

O teste, realizado no município de Indaiatuba (SP), envolveu a colocação das mini-cápsulas em residências, sem ferramentas ou manuseio especiais. O esforço gerou rápida supressão do mosquito em uma área onde moram aproximadamente 1.000 pessoas e demonstrou 100% de eficácia da tecnologia na eliminação de larvas fêmeas, validando completamente a biossegurança do produto.

Quando colocadas em uma pequena caixa com água, as cápsulas produzem e liberam apenas machos do Aedes do Bem, que são seguros, auto-limitantes e não picam. Esses machos, ao saírem da caixa, se dispersam no ambiente para acasalar com fêmeas Aedes aegypti selvagens em uma área de até 8 mil metros quadrados. Esse produto está sendo desenvolvido para ser a primeira tecnologia de controle do Aedes aegypti baseada em insetos que pode ser implantada em qualquer lugar do mundo, sem equipe especializada ou equipamento especial.

A diretora da Oxitec, Natália Ferreira, fala sobre a nova tecnologia em live promovida pelo Colégio Positivo na próxima terça-feira, dia 26, às 17h. Aberta à comunidade, a live pode ser acessada pelo Facebook do Colégio Positivo.