Operação Resguardo cumpre 5 mandados de prisão por feminicídio em Maringá

A operação Resguardo do Ministério da Justiça e Segurança Pública está cumprindo mandados de prisão e de busca e apreensão em todo o país. É a maior ação de combate a crimes de violência contra a mulher  do Brasil. 

A operação Resguardo foi deflagrada nesta segunda-feira, 8, Dia Internacional da Mulher, mas desde 1º de janeiro, já foram várias prisões,  431 só no Paraná. Também no estado foram 1,5 mil denúncias apuradas, 1.312 inquéritos policiais abertos e 4 mil mulheres atendidas.  

O delegado Alexandre Macorin, de Curitiba, explica que a operação  acontece nos 26 estados e no Distrito Federal.

“O Paraná tem números expressivos, nós tivemos esse ano, até a data de ontem [domingo, 7], 665 atos de prisão em flagrante lavrados e 58 mandados de prisão cumpridos. Nós tínhamos mais de 6 mil vítimas atendidas, 2.612 medidas protetivas e alguns mandos de prisão estão sendo cumpridos na data de hoje [segunda, 8]”, afirma Macorin.

Em Maringá estão sendo cumpridos cinco mandados de prisão por feminicídio e dois mandados de busca e apreensão.

O Paraná é o 5º estado do país em casos de violência contra mulher.

“Até algumas dias atrás, sabíamos que [o Paraná] estava entre os cinco estados da federação com maior número de atendimentos a mulheres vítimas de violência doméstica. Aqui no Paraná, apuramos 2.335 denúncias somente este ano. Nós tivemos 1.846 inquéritos instaurados somente para apurar violência doméstica, destes 933 concluídos”, detalha Macorin.

“São números bem altos, porque na pandemia nós vimos que o crime de violência doméstica é um dos poucos que não diminuiu”, complementa o delegado.