Reunião do Conselho Estratégico

No dia 19 de novembro, conseguimos realizar a reunião do nosso Conselho Estratégico eleito na Assembleia Geral Ordinária de 20 de março de 2020.

Na reunião, foram analisados diversos itens com ênfase nos seguintes:

Primeiro, foram tratados sobre os fundamentos estatutários que regulamentam a forma de funcionamento e atribuições do Conselho Estratégico.

Na sequência, foram esclarecidos tópicos e reflexos das diversas leis que foram publicadas para que fosse possível manter as determinações legais referentes a assembleias nas cooperativas de tal forma que fossem respeitadas as normas de isolamento decorrentes da pandemia que enfrentamos desde março.

Vencida esta fase de esclarecimentos, assistimos a uma palestra com o Sr. Mário Eduardo Cunha, CEO da Academia de Marketing Consultoria e Treinamento, que teve como objetivo criar um ambiente de reflexão do mundo pós-pandemia. Após a palestra, Dr. Marcos A. Trintinalha, vice-presidente da Cocari, apresentou o estágio de dois novos projetos que estão em análise na cooperativa que, ao final, foram submetidos à Plenária dos membros do Conselho Estratégico de tal forma que seja possível orientar com suas posições aos membros do Conselho de Administração.

Também foi possível, no transcorrer da reunião, que cada um dos cinco superintendentes apresentassem o organograma de suas áreas, forma de gestão, resultados e planejamento. Enfim, foi criado um espaço em que novamente foi possível esclarecer aos membros do Conselho Estratégico a forma de organização e a interligação entre as diversas áreas de atuação da Cocari, sendo demonstrado que todas as ações são tomadas em equipe e, cada área fazendo bem o seu trabalho, todos se beneficiam, e de maneira especial foram tratadas medidas que visam proteger e criar condições competitivas aos produtores.

Na parte final da reunião, na Plenária foram encaminhados formulários com diversas perguntas para que os membros do Conselho Estratégico pudessem transmitir suas posições daquilo que julgavam urgente e importante, não urgente porém importante, não urgente e não importante e inclusive o que não fazia sentido gastar energia ou recursos.

Importante destacar que, dessas posições transmitidas, fizemos a compilação dos números e agora compete ao Conselho de Administração, respeitadas as prioridades, definir o planejamento estratégico e à Diretoria Executiva e aos Superintendentes viabilizar a implantação das medidas.

No período da tarde, os participantes foram convidados a conhecer as instalações ampliadas da Fiação Cocari, que é a segunda maior planta em capacidade instalada do Paraná e seguramente uma das mais modernas e automatizadas da América Latina. Esta visita teve uma simbologia muito importante, até porque tínhamos planejado a inauguração para o dia 20/03/2020 e, em função da pandemia, não só fomos obrigados a cancelar todo o planejamento, como também por aproximadamente 100 dias tivemos colaboradores com afastamento das atividades, sendo que no mês de abril o faturamento foi praticamente zero e em maio foi zero na Fiação.

Hoje, graças a Deus, que sempre nos ampara, e ao empenho da equipe, aliado ao discernimento das decisões do comitê de crise criado naquele momento na Cocari, podemos dizer que o ano não será aquele que planejamos, porém não será perdido.

Esperamos muito que os membros do Conselho Estratégico tenham obtido as informações e esclarecimentos necessários, bem como que esta matéria sirva de informação para todos os nossos associados.

Vamos fazer a nossa parte com a segurança e a prudência necessárias, aguardar que a ciência nos consiga uma solução definitiva e confiar que Deus é conosco sempre.

Obrigado.