Saúde alerta para o aumento dos casos de dengue em Mandaguari

O boletim da dengue divulgado na terça-feira (10) pela Secretaria Estadual da Saúde confirma o crescimento nos números de notificações e casos confirmados em Mandaguari, o que coloca o município em estado de alerta. São 48 notificações e 37 casos confirmados, contra 32 notificações e 24 casos confirmados no boletim do dia 3 de maço último. São 13 casos a mais que há uma semana.

Foram confirmados 52.652 casos da doença no Paraná. São 8.211 a mais que o informe anterior, que totalizou 44.441 registros. O número de óbitos confirmados também aumentou, passando de 30 para 37. De acordo com o boletim de hoje são 124 municípios em situação de epidemia no Paraná e outros 50 em situação de alerta.

Dados – Dos sete novos óbitos por dengue confirmados nesta semana, cinco são pessoas que residiam em Maringá, uma em Santa Cruz do Monte Castelo, na região Noroeste, e outra em Barbosa Ferraz, no Centro-Oeste.

A Secretaria de Estado da Saúde realiza nesta semana, em parceria com as secretarias Municipais de Saúde, atividade de remoção mecânica de criadouros do mosquito Aedes Aegypti em Bandeirantes, Sertaneja e Medianeira. Na semana anterior o trabalho foi desenvolvido em Barbosa Ferraz.

Cuidados – O Aedes aegypti é o responsável por transmitir a dengue, zika e chikungunya. Para evitar a reprodução dele, é necessário algumas ações que podem ser feitas qualquer pessoa. 

Basta ficar atento aos recipientes que acumulam água, principalmente aqueles que ficam na parte externa das casas, como garrafas vazias, tampinhas, pratos de plantas, sacolas plásticas, entre outros.

Também é necessário manter os quintais bem varridos, escovar as bordas das vasilhas de água e comida de animais, além de verificar se as caixas d’água estão limpas e vedadas.