Retrospectiva 2019

Historicamente, registramos fatos marcantes na nossa vida e nos nossos negócios. Assim também o foi na Cocari em 2019, senão vejamos:
Iniciamos o ano com severa estiagem e escaldadura da soja, ocasionada pelas elevadas temperaturas que resultaram em quebra de produtividade no Paraná e, de forma ainda mais acentuada, na área de ação da Cocari no Cerrado, onde muitos produtores registraram produtividade em torno (ou até inferiores) a 30 sacas por hectare.
Essa adversidade climática exigiu energia e disposição dos produtores e da Cocari para juntos construirmos as soluções, e assim foi feito.
Passados os desafios da cultura da soja, veio o plantio do milho safrinha e, graças a Deus, este ano foi milho “safrona”, já que registramos safra cheia, com excelente produtividade. Essa boa safra de milho não compensou toda quebra da soja, porém, foi um alento aos produtores.
Quanto ao trigo, em função de geadas e estiagem, novamente foi registrada quebra de produção e produtividade, compensada em parte pelos bons preços. 
Nas três principais culturas supra descritas, registramos que os preços foram favoráveis aos produtores, e aqueles com produtividades adequadas, apuraram resultados financeiros positivos.
Quanto ao café, verificamos novas áreas de erradicação no Paraná, principalmente, em função dos baixos preços praticados ao longo do ano. Acreditamos que a cultura vai exigir cada vez mais especialização para que seja viável. Em função das dificuldades enfrentadas neste segmento, optamos por fazer uma mudança em toda estrutura de café na Cocari, cujos resultados começam a aparecer tanto no Paraná quanto no Cerrado.
Na UBS Paraná, inovamos e lançamos as primeiras sementes de soja com controle de número de sementes por saca ou bag. Isso é uma inovação, sendo que deixamos de considerar peso por saca e passamos a oferecer quantidade definida no número de sementes por saca ou bag, fato que facilita o planejamento do número de sementes necessárias para o plantio, e assim, não precisa haver sobra ou falta, portanto, racionaliza-se o custo.
Quanto à UBS Goiás, continuamos com os ajustes internos, e agora, o foco é produzirmos sementes com NOSSA marca.
Ainda em relação aos entrepostos, foram investidos valores relevantes na adequação e manutenção das áreas operacionais, com foco na ampliação da velocidade de recebimento, de tal forma que mesmo unidades que apresentaram incremento no volume recebido, puderam fazer uma safra sem problemas sérios com filas.
Na Fiação, tivemos dois momentos distintos. No primeiro semestre, acumulamos estoque de produto acabado e no segundo semestre, embora com menores margens, conseguimos acesso ao mercado e fechamos o ano dentro da normalidade.   Destacamos que considerando o histórico de nossa Fiação, conforme aprovação anterior, estamos ampliando a indústria, sendo que espelharemos (duplicaremos) a sala de abertura, e adequaremos e ampliaremos as linhas de produção dos fios open end. A inauguração da ampliação da Fiação está marcada para 20/03/2020.
Com relação à Fábrica de Rações, está concluída a fase de adequações internas para pleno cumprimento das normas do MAPA, e hoje temos uma planta industrial apta para produzir tanto para o mercado interno quanto para exportação.
No item Relacionamento com nosso Quadro Social, são muitas as novidades, entre as quais destacamos: foram eleitas pelas associadas e esposas de associados, as novas componentes da Liderança Feminina, que agora começam a participar do processo de treinamento, conforme Regimento Interno. O mesmo vale para os Líderes Jovens que foram eleitos pelos seus pares. 
Criamos também, neste ano, o Curso de Preparação de Novos Conselheiros, curso este ministrado pelo ISAE / FGV, com carga de 140 horas/aula, acrescido de mais um dia de apresentação, para que possam melhor entender e conhecer a Cocari. A conclusão está prevista para fevereiro de 2020.
Ainda em se tratando de benefícios aos associados, após longa negociação, conseguimos alinhar com dois Planos de Saúde a contratação Via Convênio Cocari, para os associados e seus dependentes. Importante destacar que o convênio está vinculado ao CNPJ da Cocari e este, ao CPF dos associados, e por fim, este último, aos CPFs de seus dependentes, porém, cada associado paga sua conta.
Aliado a tudo, estamos readequando e modernizando as unidades e a Sede da Cocari, de forma a tornar o visual da cooperativa mais moderno e adequado ao atendimento aos cooperados e a todos que se relacionam com a Cocari.
Enfim, ao analisarmos 2019, registramos muitos desafios, os quais enfrentamos juntos, como equipe, unidos e com o necessário senso comum, e assim, pudemos superá-los.
E agora, o que podemos esperar de 2020?
Acreditamos que o Brasil continuará crescendo e, para os nossos negócios, nossa visão é muito positiva. Todos os analistas convergem que o mercado de proteína animal continuará fortalecido e que ainda mais oportunidades de expansão das exportações irão surgir.
O aquecimento do mercado de carnes manterá a demanda por grãos, portanto, acreditamos que também os agricultores terão um ano promissor.
O que verificamos, até agora, é que o clima mais seco atrasou o plantio da soja, porém esta mesma estiagem forçou o sistema radicular da soja a se tornar mais profundo, fato que em culturas anteriores contribuiu para uma melhor produtividade. Esperamos que o clima continue favorável para que todos possamos registrar recordes de produtividade e recebimento de soja.
Enfim, precisamos e continuaremos, cada um de nós fazendo a sua parte. Acreditamos em um Deus, independentemente da religião professada, por isso, Somos Otimistas, Sempre!
Obrigado aos colaboradores, associados, fornecedores e parceiros… Juntos somos Mais Fortes … Juntos chegamos mais longe!

Bem-vindo 2020!

Feliz Natal e Boas Festas!