“Nós não podemos deixar a fila aumentar”

As aulas na rede municipal de ensino em Mandaguari foram retomadas no dia 1º de fevereiro mas, segundo o vereador Eron Barbiero, ainda há crianças na fila por uma vaga nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). No ano passado, o vereador apresentou uma lei para que o município atenda essas crianças que estão na fila, e nesta semana ele concedeu entrevista à rádio Agora FM para falar do assunto.

Confira a seguir os principais trechos do bate-papo.

Agora FM: No final de 2022 você concedeu entrevista falando sobre iniciativa por mais vagas nos CMEIs do município. Uma parte dessa demanda foi atendida, não é? Como está essa discussão? 

Eron Barbiero: O projeto de lei que foi aprovado na Câmara Municipal é de minha autoria e também foi sancionada pelo Executivo Municipal. A gente sabe que é uma demanda muito grande nas vagas de CMEI e sempre tem pais, mães, familiares que nos procuram dizendo que não tem vaga, a família precisa trabalhar e não tem onde deixar a criança e aquela dificuldade. E por isso essa lei contempla isso, se a Secretaria de Educação não atender as vagas, não der conta, a Prefeitura tem que colocar a criança em algum colégio particular para suprir essa demanda. Conversei com a secretária no final do ano e fizeram a prestação de conta pra nós na Câmara Municipal, eu era o presidente da comissão de finanças e orçamento, e ela falou que estava vendo a viabilidade, porém era difícil, mas dava para se programar. O Município tem caixa para isso, tem recurso e a fila deu uma amenizada, eles fizeram algumas trocas com várias crianças, porém agora no começo do ano não sei exatamente como está, mas aumentou a demanda. 

Esse ano aumentou a demanda porque tem muitos pais perguntando sobre isso, então a gente vê uma preocupação. Vou conversar com a secretária e ver qual é a viabilidade de colocar esse projeto em prática para atender as famílias que necessitam trabalhar, nós não podemos deixar a fila aumentar.

Dá pra estimar quantas crianças são?

Olha, eu tinha visto que estava na época 147 pessoas na fila de espera e agora eu sei que aumentou, mas eu não sei precisar o valor exato.

Você pretende dar sequência nesse tema?

Eu quero conversar com a secretária para ver essa viabilidade, até já fui em um colégio particular para ver qual seria o trâmite disso. Eles falaram que até a prefeitura, após a aprovação dessa lei, conversou com eles referente a isso para a viabilidade da questão de salas e depois marcou uma reunião e até hoje não procuraram mais. Então existe a demanda e existe colégio interessado, então a prefeitura tem que dar um jeito nisso. 

Um exemplo dessa lei é em Maringá, que lá também tem, e a prefeitura de lá aumentou o recurso para que as crianças sejam acolhidas em escolas particulares até que se construa um novo CMEI para atender a demanda. Mandaguari tem que começar isso também.

Você acha que em Mandaguari há a possibilidade de construírem um novo CMEI?

Acredito que sim porque muitos loteamentos estão sendo liberados e com isso a população e a demanda aumenta, acredito que se tivéssemos um novo CMEI a demanda seria suprida e as filas acabariam. 

Você visitou recentemente o Jardim Boa Vista para analisar as obras que serão feitas neste bairro, como estão os trabalhos?

O Jardim Boa Vista é um bairro que merece atenção assim como todos os outros bairros. Já existem promessas de campanha que seriam feitos asfalto do começo ao fim lá, porém foi feito pela metade e precisam terminar o asfaltamento. Ano passado aprovamos recursos para que a obra seja terminada e concluída e sempre cobramos a gestão para que isso aconteça. O bairro foi contemplado com mais de R$ 2,5 milhões para o asfalto e também recursos para a quadra esportiva do bairro e um playground, que já consegui recursos para construir, mas é perigoso perder o recurso porque até agora nada.