Ministério renova concessão da Agora FM por 10 anos
O MCTIC (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações) emitiu documento esta semana autorizando a Rádio Agora FM, de Mandaguari, a operar pelos próximos 10 anos, ou seja, até fevereiro de 2030. O documento é assinado por Elifas Chaves Gurgel do Amaral, secretário de radiodifusão do ministério.
De acordo com o órgão, a emissora cumpriu todas as regras técnicas e de programação, que são determinadas para esse tipo de operação. No Brasil, emissoras de radiodifusão renovam a autorização para operar a cada 10 anos.
Outro fator levado em consideração para a atuação de uma emissora de caráter comunitário é a abertura de espaço para os assuntos da comunidade, algo que precisa ficar evidenciado pela rádio e ser atestado pelas entidades locais.
“Nos oito anos que estamos à frente da emissora, com nossos profissionais, em nenhum momento foi negado espaço à comunidade local, e isso acaba pesando na decisão do ministério”, explica Júlio César Raspinha, diretor da Agora FM.
Localizada na Avenida Amazonas, em frente à Praça Bom Pastor, no centro de Mandaguari, a emissora inaugurou sua nova estrutura e estúdios em fevereiro de 2019, e conta com programas locais durante todo o dia e nos finais de semana.
Farcom
A rádio faz parte, atualmente, da Farcom (Federação das Associações de Rádios Comunitárias), entidade que somente no Paraná possui próximo de 200 rádios associadas.
“Tivemos a honra de ajudar a criar a Farcom, antes Apracom, quatro anos atrás”, relata. Sediada do interior do Estado, no município de Mamborê, dá suporte técnico e jurídico a todas as rádios comunitárias do Paraná. “Esse auxílio já salvou inúmeras concessões”.