Mandaguari vai aderir ao “lockdown”

A sexta-feira (26) foi de apreensão em todo o Paraná, com o anúncio de novas medidas para conter o avanço da Covid-19 no estado. Além disso, outras informações chamaram muita atenção ao longo do dia. Nos próximos parágrafos você encontra um resumo para terminar o dia bem informado.

Mandaguari vai aderir ao “lockdown”

A essa altura da pandemia você já deve estar acostumado com o significado do termo “lockdown”, que em português virou sinônimo de protocolo de isolamento para restringir a circulação de pessoas. 

             •Nesta sexta-feira, o governador Carlos Massa Ratinho Junior decretou “lockdown” em todo o Paraná até o dia 8 de março, começando já neste sábado (27). Resumindo, as atividades consideradas não essenciais pelo governo serão suspensas durante o período, e a circulação de pessoas entre 20h e 5h está proibida. A medida vale para todas as cidades do estado, inclusive Mandaguari.

             •Na coletiva que fez pela manhã, o governador disse que daria liberdade para cada município elaborar um decreto próprio. Mandaguari já preparou seu novo decreto municipal e vai aderir às medidas do estado. Clique aqui para ler o documento na íntegra.

Clique aqui e saiba quais são as atividades consideradas essenciais pelo governo do Paraná, e que devem continuar funcionando mesmo durante o “lockdown”.

Ainda sobre a pandemia:

             •Mandaguari confirmou 31 novos casos de Covid-19 nesta sexta. O total de confirmações está em 1892.

             •O município também confirmou mais um óbito causada pela doença. O total oficial de mortes no município chegou a32.

             •O Paraná confirmou 4.550 novos pacientes infectados e mais 74 mortes por coronavírus nesta sexta. 

             •O Hospital Cristo Rei, de Mandaguari, deve receber R$ 438 mil para atendimento de pacientes com Covid-19.

Município pede reavaliação de laudos sobre adicional por insalubridade

Caso você não tenha acompanhado, ontem, Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes Comunitários de Endemias (ACE) se mobilizaram contra o corte do adicional por insalubridade. Eles alegam que, como são contratados em regime de CLT, o município não pode cortar o adicional. Nesta sexta, outra manifestação ocorreu.

             •Hoje a manifestação foi dos servidores da limpeza pública. 

             •Em nota, o município informou que solicitou a reavaliação de laudos sobre o adicional.

Adolescentes apreendidos

Na manhã desta sexta-feira, dois adolescentes foram apreendidos em Mandaguari por envolvimento na morte de Guilherme Henrique Mattos de Oliveira, 22 anos, que aconteceu no dia 13 de fevereiro. 

             •Por serem menores de idade, os jovens responderão por ato infracional semelhante ao homicídio. Ao serem detidos, eles confessaram participação na morte de Oliveira, que era morador de Mandaguari. A Polícia Civil não divulgou a motivação dos adolescentes para se envolverem na morte.

Outras manchetes desta sexta-feira:

             •Acidente no contorno de Marialva deixa quatro pessoas feridas gravemente 

             •Paraná ativa mais 258 leitos para atendimento da Covid

             •Sobe para quatro o número de pessoas multadas em Maringá sem máscara


Encontrou alguma informação errada ou erro de digitação? Clique aqui e avise a redação do Portal Agora