Mandaguari reforça combate à dengue com fumacê nesta terça-feira

Dois veículos vão atuar no Centro e no Jardim Esplanada

A Prefeitura de Mandaguari vai complementar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela, com a aplicação do Fumacê em todas as regiões da cidade, a partir desta terça (19).

A previsão é de que o fumacê, coordenado pelo Governo do Estado, inicie a aplicação às 16h30, atuando no Jardim Esplanada e no Centro. A recomendação é para que os moradores abram portas e janelas quando o carro passar para que haja maior eficácia do produto.

ESTRATÉGIA – O fumacê não atinge as larvas, matando, apenas, os mosquitos que estão voando. Conforme o Ministério da Saúde, o fumacê é uma estratégia emergencial de controle vetorial utilizado em regiões onde há proliferação do mosquito. As gotículas de inseticidas expelidas pelo carro fumacê devem penetrar no interior dos quintais e das casas. O principal objetivo é reduzir o número de fêmeas adultas do mosquito.

A partir desta quarta (19), duas equipes vão combater os mosquitos transmissores, durante a semana, das 5h30 às 8h30 e das 16h30 às 20h30.

Segundo o chefe da Vigilância em Saúde Municipal, Adriano Borges, o fumacê vai passar, nos próximos três dias, em todos os bairros de Mandaguari. “Este será o primeiro de cinco ciclos de atuação do fumacê. É importante lembrar que o fumacê é uma medida paliativa. E que os moradores devem ajudar na prevenção da dengue, evitando acumular água em casa”, observa.

Com informações da Comunicação Social da Prefeitura de Mandaguari