Crianças já poderiam estar sendo vacinadas em Mandaguari

Diferente do que foi divulgado pela Prefeitura, todas as orientações necessárias já foram repassadas pela 15ª Regional de Saúde

 

Redação do Porta Agora

Enquanto nas cidades da região as crianças de 05 a 11 anos com comorbidades ou deficiência permanente já estão sendo imunizadas ou sabem quando poderão tomar a vacina contra a Covid, a Secretaria de Saúde de Mandaguari ainda não conseguiu definir como vai fazer este trabalho.
O primeiro lote dos imunizantes para este público estava à disposição dos 30 municípios da microrregião desde às 8h30 da manhã de sábado, dia 15, porém só na tarde desta segunda, dia 17, é que a Prefeitura de Mandaguari enviou uma equipe para retirar as 180 doses que foram destinadas ao município.
Em uma nota publicada no site oficial, a Prefeitura diz que apesar de ter recebido o imunizante, até o momento não há data prevista para o início da aplicação. A nota dá a entender que a culpa por essa indefinição seria da 15ª Regional de Saúde. “A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) aguarda o posicionamento da 15ª Regional de Saúde para iniciar a aplicação dos imunizantes”, diz a publicação.
No entanto, a versão da Prefeitura é contestada pelo chefe da regional, Ederlei Alkamim. Ao ser questionado sobre quais orientações estariam pendentes, uma vez que outras cidades já estão aplicando as doses recebidas, ele foi taxativo. “As orientações são uniformes para os 30 Municípios. Disponibilizamos a vacina no sábado para na sequência aplicarem”, afirmou.
A reportagem procurou a assessoria de imprensa do município para saber qual o posicionamento da Prefeitura diante das afirmações do chefe da 15ª Regional. Segundo a assessoria, houve “uma falha na comunicação entre a Secretaria e a 15ª Regional de Saúde” e que “a vacinação de crianças de 5 a 11 anos está confirmada para sábado”.