Conan retorna às bancas brasileiras

Criado por Robert E. Howard nos anos 1930 para publicações pulp, que eram muito populares nos Estados Unidos até a Segunda Guerra, Conanse tornou um dos mais populares no curto período de produção do seu criador, e Howard se tornou um dos escritores mais bem pagos do mercado editorial americano. Porém, após a morte prematura de seu criador em 1936, o personagem foi republicado nos anos 1960, tendo muita das suas histórias alteradas. Muitas vezes por autores que nem mesmo tinham direito sobre a obra de Howard.

Conanchegou ao universo dos quadrinhos na década de 1970, nas páginas da Marvel. A trinca Roy Thomas, Barry Windsor-Smith e, mais tarde, John Buscema, fez história com publicações ininterruptas do personagem, primeiro na revista que carregava apenas seu nome, ConantheBarbarian, e depois numa publicação ainda mais brutal e violenta, em preto e branco, SavageSwordofConan — a mesma que aqui no Brasil se tornou a histórica e cultuada A Espada Selvagem de Conan, lançada pela Abril em 1984.

Com o passar dos anos a Marvel foi aos poucos colocando o cimério na geladeira até que, por volta dos anos 2000, abriu mão de vez. ADarkHorseComics assumiu a missão e trouxe a afiadíssima dupla formada por Kurt Busiek e CaryNordpra dar conta do recado. A passagem, totalmente focada na obra original de Howard e sem conexão cronológica com o que tinha sido publicado pela Marvel ao longo das décadas anteriores.

Em  2018, a Marvel Comics anunciou que, a partir de Janeiro de 2019, Conan voltaria a ser publicado por eles. “Estamos empolgados em trabalhar com a Marvel e olhar adiante para descobrir que novas aventuras teremos preparadas para o Conan”, afirmou, em comunicado oficial, Fredrik Malmberg, o presidente da ConanPropertiesInternational, empresa que detém os direitos da obra relacionada de Howard. “Como eles são a mais famosa e criativa editora da indústria, acho que eles se encaixam muito bem para contar nossas histórias”.

Agora chegou a vez dos leitores brasileiros conferirem essa nova fase do personagem dentro desse retorna a editora que o consagrou mundialmente como um dos grandes personagens das historias em quadrinhos. Conan – O Bárbaro #1 começou a ser distribuída no final de junho pela Panini. O primeiro arco da volta do personagem é O Horror da Feiticeira Rubra.

Na trama, vemos a breve introdução ao nascimento do herói, sua juventude de gladiador e seu futuro como rei. As viagens de Conan o levaram aos confins do desconhecido desde seu nascimento na Ciméria até a conquista do reino da Aquilônia e tudo o que houve em meio a esses fatos. À medida que sua destreza em combate permite que ele abra seu caminho pela vida, as forças da morte também são atraídas. A revista conta com 30 páginas coloridas, tem o roteiro de Jason Aaron.