Ansiedade o que é e como tratá-la

A ansiedade é um sentimento “normal” em nossas vidas, pois prepara nosso organismo para a luta e fuga de situações de perigo. Esta emoção foi indispensável para a sobrevivência de nossa espécie, quando o homem disputava instintivamente o seu espaço com os demais seres e animais do planeta.
Todavia, ela torna-se preocupante quando começa a comprometer a saúde mental e física das pessoas, tornando-se um problema, muitas vezes, incapacitante. Os principais sintomas físicos são: aumento da frequência cardíaca, respiração ofegante, suor excessivo, sensação de fraqueza, cansaço, tremores nas mãos e demais partes do corpo, náuseas, agitação, tensão muscular, insônia, entre outros. Já os sintomas emocionais manifestam-se por meio de constante tensão e nervosismo, preocupações exageradas, sensação de perda de controle dos pensamentos e sentimentos, problemas de concentração, irritabilidade, medo e apreensão constantes.
Pessoas com transtornos de ansiedade podem apresentar dificuldades significativas em seus relacionamentos interpessoais; fobias diante de situações indispensáveis para a sua vida; instabilidade emocional e descontrole em relação os pensamentos e vivências internas; além de sentimentos de incapacidade que comprometem seu desempenho profissional, acadêmico e pessoal.
Sendo assim, entende-se que, quando a ansiedade passa a interferir de modo exagerado nas vivências do sujeito, é preciso buscar o olhar de profissionais qualificados no manejo e solução do caso, como psicólogos e psiquiatras.
Se você sente que apresenta sintomas semelhantes aos informados nesta matéria, não deixe de procurar um psicólogo. Ele é o profissional capacitado para auxiliá-lo a encontrar respostas e meios para diminuir ou sanar suas dificuldades emocionais e psicológicas.