Técnico do Montreal, Henry fica de joelhos por 8min46s, mesmo tempo que George Floyd foi asfixiado

O simbólico protesto no jogo de estreia do torneio que marca a volta da Major League Soccer (MLS) ganhou uma poderosa voz nesta quinta. Técnico do Montreal Impact, o ex-atacante francês Thierry Henry participou do manifesto antirracista antes do apito inicial da derrota por 1 a 0 para o New England Revolution. Mas foi além. Ele permaneceu agachado por 8 minutos e 46 segundos.

O tempo tem explicação: foi o período exato em que o ex-segurança negro George Floyd permaneceu sob os joelhos do policial em Mineápolis e foi assassinado, no último dia 25 de maio. A morte de George ocasionou uma onda de protestos nos Estados Unidos e no mundo que ganhou os campos de futebol e foi respaldada pela Fifa.

Em campo, o time de Henry perdeu para o New England Revolution por 1 a 0. O argentino Gustavo Bou, ex-Racing, fez o gol da partida.

Aos 42 anos, Henry está em seu segundo clube na carreira. Foi auxiliar de Roberto Martínez na Bélgica entre 2016 e 2018 e assumiu o Monaco na temporada 2018/19, em seu primeiro trabalho como treinador principal. Mas permaneceu na equipe monegasca apenas em 20 jogos e foi demitido. Ele está no Montreal Impact desde o início de 2020 e faz sua quarta partida.

O torneio da MLS

A competição que marca o retorno da maior liga norte-americana não é a temporada regular. Chamado “MLS is Back Tournment” (Torneio MLS está de volta), o campeonato é todo disputado no complexo esportivo da Disney e vai até o dia 26 de agosto. Dois times foram retirados da disputa após o registro de muitos casos de coronavírus em seus elencos: o FC Dallas e o Nashville SC.

Cada franquia jogará três vezes na fase de grupos, divididos pelas Conferências Leste e Oeste. Os pontos conquistados contarão para a classificação da temporada regular da MLS. Os dois primeiros colocados das seis chaves, mais os quatro melhores terceiros lugares, avançam para o mata-mata. O vencedor garante vaga na Champions da Concacaf de 2021.

Antes da paralisação por conta do coronavírus, três rodadas foram disputadas no campeonato original da liga. O planejamento prevê o complemento da temporada regular da MLS depois do torneio disputado na Flórida, com programação revisada. A pontuação obtida antes da pandemia será computada. A partir daí, serão disputados os playoffs e a 25ª Copa da MLS.