GP da Estíria: Sergio Pérez lidera primeiro treino livre, mas Mercedes segue favorita

O mexicano Sergio Pérez liderou o primeiro treino livre para o GP da Estíria, em Spielberg (Áustria). Com sua “Mercedes rosa”, dada a semelhança do carro da Racing Point com o da equipe alemã, Pérez cravou 1m04s867 na sua melhor volta, superando Max Verstappen (RBR) em apenas 0s096. Ambos os pilotos usaram pneus macios.

Apesar da liderança de Pérez e do segundo lugar de Verstappen, a Mercedes voltou a demonstrar força, tanto que Lewis Hamilton e Valtteri Bottas marcaram tempos muito próximos, mas com pneus médios em vez de macios.

Completaram os dez primeiros colocados, da quinta à décima posições, Lance Stroll (Racing Point), Alexander Albon (RBR), Carlos Sainz Jr. (McLaren), Pierre Gasly (AlphaTauri), Daniel Ricciardo (Renault) e Sebastian Vettel (Ferrari). A equipe italiana, apesar de ter novidades no modelo SF1000, voltou a ter dificuldades, e Charles Leclerc, segundo no GP da Áustria, foi só o 12º.

Depois de dominar todos os treinos livres, classificação e corrida na semana passada, a Mercedes se mostrou mais uma vez a favorita. Sem dificuldades, seus pilotos marcaram bons tempos mesmo apenas tendo usado os pneus médios.

Alexander Albon ainda está em busca de seu primeiro pódio na Fórmula 1 e talvez por isso não esteja tão satisfeito… No primeiro treino livre, o tailandês reclamou pelo rádio diversas vezes que seu carro escapava de frente. Fato é que Albon não conseguiu acompanhar o ritmo dos mais rápidos.

Depois de um fim de semana complicado no GP da Áustria, Sebastian Vettel começou os treinos em Spielberg também com dificuldades. Com problemas na direção hidráulica, o alemão teve dificuldades para controlar o carro e inclusive deu uma escapada na curva 3 após travar os pneus.

Outro que começou mal o fim de semana do GP da Estíria foi Nicholas Latifi. Único estreante da temporada 2020, o canadense da Williams perdeu muito tempo de pista depois da quebra da transmissão. O safety car virtual foi acionado, e depois a bandeira vermelha foi agitada para a retirada do carro.