Pelicans massacram os Nets e Heat vence apertado no 1º dia do “novo normal” da NBA

O primeiro dia da mini pré-temporada da NBA, que recomeçará seu campeonato no próximo dia 30, foi encerrado no final da noite desta quarta-feira com duas partidas antagônicas. Enquanto Miami Heat e Sacramento Kings fizeram um jogo disputado até o final, o New Orleans Pelicans massacrou o Brooklyn Nets nas arenas do Wide World of Sports, complexo da Disney sediado em Orlando.

Mais do que os jogos em si, foi um dia de testar os protocolos de segurança (testagem, máscaras, veto a aglomerações…) e botar a bola laranja no ar depois de mais de quatro meses. A temporada 2019/20 foi interrompida em 11 de março, data em que a OMS (Organização Mundial de Saúde) classificou a disseminação do novo coronavírus como pandemia.

E tudo bem que é apenas a primeira rodada da mini pré-temporada antes da retomada da liga. Mas o New Orleans Pelicans impôs uma verdadeira surra ao Brooklyn Nets. O placar final, 99 a 68, foi construído ao longo do jogo.

O primeiro quarto terminou sem dar sinais do massacre que se seguiria (23 a 14 para os Pelicans). No segundo, a vantagem aumentou para 21 pontos (56 a 35). Os Nets ainda cortaram o déficit para 17 ao final do terceiro (71 a 54), mas voltaram a sucumbir no derradeiro, parcial que perderam por 14 pontos.

Dois jogadores dos Pelicans dividiram a condição de cestinhas: Nickeil Alexander-Walker, E'Twaun Moore, ambos com 14 pontos. Brandon Ingram, um dos destaques do time, contribuiu com 12.

 Pelos Nets, que não dispuseram de seus melhores jogadores, o pivô Jarrett Allen teve 10 pontos e 10 rebotes.

Até a parada da liga, em 11 de março, os Pelicans ocupavam a décima posição na Conferência Oeste (28 vitórias e 36 derrotas). Já o time do Brooklyn era o sétimo no Leste, com 30 triunfos e 34 reveses.

Miami x Kings

A história foi bem diferente no último duelo da noite em Orlando. Miami Heat e Sacramento Kings fizeram um encontro disputado, que seguiu equilibrado e acabou definido apenas no fim.

O Heat, quarto colocado no Leste (41 vitórias/24 derrotas), levou a melhor nos dois primeiros quartos e foi para o intervalo com dianteira de 56 a 44. Mas os Kings, 11º colocados no Oeste (28v/36d), reagiram na volta dos vestiários e rapidamente entraram no jogo.

Ao fim do terceiro quarto, perdiam por apenas dois pontos (73 a 71) e, no derradeiro quarto, ficaram próximos de assumir a liderança. No fim, porém, o Heat segurou a vantagem e triunfou por 104 a 98 no fechamento da primeira rodada da mini pré-temporada da NBA.