fNb fala sobre posicionamento e racismo no Early Game: “Só 20% dos jogadores não estão na bolha”

Os protestos pela morte de George Floyd e as manifestações pelo Brasil acenderam uma chama no esporte eletrônico: jogadores profissionais e influenciadores têm de se posicionar? Até que ponto é necessário que as personalidades dos eSports falem sobre temas que vão além dos videogames.

Na 10ª edição do Early Game, Alessandro Jodar, Chandy Teixeira, Rodrigo Faber e Roque Marques recebem Francisco “fNb”, um dos únicos jogadores negros em evidência no League of Legends brasileiro. O topo da Prodigy falou sobre como o ambiente dos eSports lida com o racismo e disse que a maioria esmagadora dos jogadores está alheia a essas e outras questões.

– Acredito que só 20% dos jogadores profissionais não estão na bolha. E acho que 20% eu ainda estou chutando alto. A grande maioria vive dentro dessa bolha e, quando essas notícias que chocam o mundo acontecem e temos que nos posicionar, acredito que muitos não se posicionam porque não sabem como lidar, porque não acompanham as notícias do dia a dia e coisas assim – afirmou o jogador.

O programa também repercutiu os casos de Fernando “fer”, multado pela MIBR após declarações racistas durante uma transmissão e Rafael “Rakin”, que disse não ser obrigado a se posicionar.