Semana em Notas – Jandaia do Sul

Prefeito Ditão de Jandaia reúne com representantes da Rumo Logística sobre a linha férrea

O prefeito Ditão, acompanhado do presidente da Câmara de Vereadores professor Milton, e do vereador Rodrigo, receberam na manhã da última terça-feira (28) representantes da Rumo Logística, companhia ferroviária e de logística responsável pela linha férrea que passa pelo município.

O objetivo da reunião foi discutir acerca dos problemas de sinalização e concerto nas passagens da linha férrea nas entradas da cidade, além de outros assuntos.

O prefeito Ditão ressaltou que após alguns serviços feitos pela empresa, o conserto ficou de baixa qualidade e, em pouco tempo, resultou em buracos nas entradas da cidade, onde passa a linha do trem. Ditão ressaltou que esta é uma cobrança da população. “Por isso nos reunimos com os representantes, para tentar solucionar esses problemas. Eles nos deram a certeza do compromisso, disseram que vão solucionar essas pendências e nós vamos aguardar”, disse.

 

Departamento de Saúde de Jandaia promove encontro com tema da Luta Antimanicomial

Em comemoração aos 18 de maio, data que trata o tema da Luta Antimanicomial, Jandaia do Sul realizou um encontro entre a população do município e a equipe do Centro de Atenção Psicossocial [CAPS] Nova Mente, de Cambira.

Neste encontro, promovido pelo Departamento de Saúde do município em conjunto com o CAPS, foram discutidos os cuidados à pessoa em sofrimento psíquico, refletindo a importância e o valor terapêutico da liberdade, do manter-se inserido na família, na comunidade, no trabalho e nos espaços de lazer para construir outras formas de lidar com a vivência do sofrimento.

Foi resgatada neste encontro a história dos manicômios e as barbáries que ocorriam por trás de um discurso de tratamento, a exclusão e o estigma da pessoa com transtorno mental e de como surgiu a Rede de Atenção Psicossocial como proposta de rede substitutiva de cuidados e garantia de direitos à pessoa com transtorno mental e/ou usuária de álcool e outras drogas.

O encontro promoveu um espaço de diálogo, de pensar o cuidado criativo e de desmistificação da loucura, promovendo a corresponsabilização da sociedade como agente de inserção e cuidados das pessoas em sofrimento psíquico.

A equipe lembrou a população de que os serviços ofertados pelo CAPS Nova Mente estão de portas abertas para quem desejar ser acolhido e a importância de buscar informações e participar das atividades ofertadas no município, seja nas UBS, Centro de Convivência ou ONGs, sendo espaços de promoção de saúde, de inclusão e de fortalecimento das comunidades.

 

Passeata marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Jandaia

Em 18 de maio de 1973, em Vitória/ES, Araceli Cabrera Sánchez Crespo, de oito anos, foi assassinada violentamente por Paulo Constanteen Helal e Dante Michelini. O corpo dela foi encontrado somente seis dias depois, desfigurado por ácido e com marcas de extrema violência e abuso sexual.

Os autores do crime, que pertenciam a famílias influentes,  jamais foram condenados, mesmo com fortes evidências de que este não foi o primeiro crime da dupla. Posteriormente, a data foi instituída pela Lei 9.970, de 17 de maio de 2000, como Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescente.

Desde então, entidades ligadas à defesa dos direitos das crianças e adolescentes promovem atividades em todo o país para conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a gravidade da violência sexual. O objetivo também é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

Nesta perspectiva, a Prefeitura Municipal de Jandaia do Sul, através dos Departamentos de Assistência Social, Saúde, Educação e apoio do Conselho Tutelar, Núcleo de Apoio à Saúde da Família [NASF], Centro de Referência de Assistência Social [CRAS] e Centro de Referência Especializado de Assistência Social [CREAS], realizaram na segunda-feira (20), a passeata em alusão ao dia 18 de maio. O ato tomou a Avenida Getulio Vargas e contou ainda com a participação de colégios, escolas e da comunidade em geral.