Ponto de Vista – Credibilidade versus Crédito

O que é Credibilidade? Atributo, qualidade característica de quem ou do que é crível, confiabilidade.

Seus sinônimos são:

Confiabilidade, fiabilidade, confiança, certeza, segurança, insuspeição, fidedignidade, fidúcia etc. (Fonte: www.sinônimos.com.br).

Crédito é a confiança ou segurança na verdade de alguma coisa; crença. O que deve ser dado a outrem; o que é devido a alguém.

Crédito é a oferta e uso do dinheiro por um determinado tempo.

Crédito é a confiança que se tem em algo. No campo das finanças, em particular, é a confiança de que se vai receber de volta o dinheiro (Fonte: Wikipédia).

Por favor, conforme enunciado acima,  permitam-me expor meu ponto de vista sobre as diferenças entre a credibilidade e o crédito das pessoas e seus reflexos no dia a dia de todos nós, quer seja nos aspectos profissionais ou pessoais.

Para mim, a credibilidade é construída por atitudes e comportamentos de cada indivíduo ao longo de sua vida. A história construída e o passar do tempo determinam a maior ou menor credibilidade e isto será a referência que determinará se as pessoas terão maiores ou menores dificuldades na obtenção do crédito. Precisamos lembrar que o crédito não se resume à obtenção de recursos financeiros, também é importante para o quotidiano dos indivíduos e tenho como pensamento, que procuro transmitir às pessoas, quer seja no relacionamento profissional ou pessoal, o seguinte:

A credibilidade é o que construímos ao longo da vida; o crédito é sempre consequência da nossa credibilidade. Nossa credibilidade deve ser maior do que o nosso crédito e aqueles cujo crédito é maior do que sua credibilidade podem ter problemas para honrar o crédito recebido.

Nesse sentido,  encontramos frases famosas sobre a credibilidade, dentre as quais, destaco:

“Confiança, respeito e credibilidade não se adquirem com juras e promessas, e sim, com seriedade, atos e atitudes transparentes, lícitas e verdadeiras”.

A base fundamental para conquistar a credibilidade pessoal ou profissional pode ser resumida:

 “Se prometeu, cumpra.

Se falou, assuma.

Se errou, corrija.

Se estava enganado, reconsidere.

Uma pessoa sem palavra não é nada.”

Agora, tratando especificamente de líderes, nada, absolutamente nada, destrói mais rapidamente uma imagem pessoal ou carreira profissional do que perder a credibilidade, quer seja por promessas verbais ou formais não cumpridas, incapacidade de reconhecer erros e corrigir as rotas, mesmo quando tratamos de atuações em atividades que sofrem constantes mudanças, sejam climáticas, econômicas, sanitárias, legais, etc. Se a situação mudar, é fundamental que as ações sejam revistas com celeridade e serenidade,  e as mudanças ou correções sejam implementadas com agilidade e energia.

Finalmente, aquelas pessoas que resistem às mudanças e demoram a reconhecer as consequências da necessidade de se adaptarem aos novos tempos ou às novas regras passam a gastar muita energia reclamando e deixam de agir no momento oportuno. As consequências dessa falta de atitude acabam por afetar seu crédito e credibilidade, sendo possível o desfecho de que perderão também seu espaço profissional.

Um grande erro é considerar que acertos e sucesso do passado asseguram o futuro… Nosso passado está no retrovisor e o nosso futuro está no para-brisas, portanto, o para-brisas é mais amplo e abrangente. Enquanto o retrovisor registra aquilo que se afasta, o para-brisas permite que vejamos aquilo que se aproxima. Qual é o nosso foco??

Vamos pensar sobre isto?