Procon multa bar por ‘piadas’ sobre assassinatos, covid e fome na Etiópia

O bar Primata Parrilla que funciona em São Paulo foi multado pelo Procon em R$ 1.134,85 após denúncias de consumidores por estarem fazendo piadas com relação a casos de assasinatos, Covid-19 e sobre a questão da fome na Etiópia.

O estabelecimento exibe, no local e nas redes sociais, frases satíricas inspiradas em crimes e mazelas sociais, como: “Fazer as refeições juntos, une a família! Etiópia, povo sem união”; “O cão é o melhor amigo do homem. Goleiro Bruno” e “Filho a gente não cria pra nós. Cria pra jogar no mundo. Alexandre Nardoni”.

Há ainda uma frase ironizando as orientações para o uso de máscaras de proteção facial como medida de prevenção ao novo coronavírus: “Usa e devolva. Máscara comunitária”.

Para o órgão de fiscalização, as mensagens debocham de situações sociais e crimes graves, desrespeitam valores da sociedade e do ser humano e ferem o Código de Defesa do Consumidor e o Código Brasileiro de Auto-Regulamentação Publicitária.

Além da multa, o diretor executivo do Procon-SP, Fernando Capez, informou que vai notificar a Polícia Civil para abertura de investigação do delito de apologia ao crime.