Mitos e verdades sobre os animais de estimação

O consultor de operações Maria Brasileira que é uma rede de franquias que oferecem serviços para pets, reuniu algumas dúvidas comuns entre a maioria dos donos de pets e tentou responder se eram mitos ou verdades. De acordo com informações do site msn.com

A começar com a dúvida:

Os animais de estimação entendem o que os donos dizem?

Verdade! Os animais possuem uma capacidade de entender quando conversamos em um tom mais alto e forte (por exemplo, quando estão levando uma bronca) e também percebem quando falamos com eles em um tom mais baixo com uma voz mais meiga, sabem que estão recendo uma demonstração de afeto.

Os cães abanam o rabo apenas quando estão felizes?

Mito! Muitas pessoas acreditam que os cachorros só abanam o rabo quando estão felizes e entusiasmados, mas na verdade também fazem isso quando estão em estado de alerta ou com medo.

Os gatos só aceitam carinho quando querem?

Verdade! As pessoas que possuem um gatinho de estimação sabem que quando eles não querem carinho, melhor não forçar, pois essa é uma característica da personalidade dos gatos.

As fêmeas só podem ser castradas após terem tido a primeira cria?

Mito! Quanto antes elas forem castradas, poucas chances terão de desenvolverem doenças no sistema reprodutor, como o câncer de mama, infecções no útero, além disso, caso não sejam castradas pode acontecer de as fêmeas passarem por uma gravidez psicológica.

Mulheres grávidas não podem ter gatos em casa?

Mito! Esse boato surgiu a muitos anos, porque as pessoas não queriam ter gatos em casa por medo de contraírem a toxoplasmose, uma doença transmitida por um parasita encontrado nas fezes do animal. Entretanto o consultor diz que, “A contaminação é muita rara de acontecer. Para ser infectada, a gestante precisa engolir fezes do gato doente”.

Quando o focinho do animal estiver quente é sinal de febre?

Mito! O especialista explica que não existe uma relação direta entre esses dois fatores, então o melhor seria medir a temperatura do animalzinho através de um termômetro via retal.