Miles Morales além do Aranhaverso: como ler as HQs do novo Homem-Aranha

Uma coisa é certa: todo mundo adorou Homem-Aranha no Aranhaverso. O enorme sucesso da animação que venceu o Oscar em 2019 levou Miles Morales a um novo nível de popularidade, já que o jovem herói caiu no gosto de muitas gente. Sendo assim, é natural que os novos fãs queiram começar a ler as histórias do personagem nos quadrinhos, mas que não saibam por onde começar. Pensando nisso, criamos esse guia de leitura para ajudar novos leitores a conhecer a jornada do jovem Miles.

Primeiro precisamos explicar o contexto de sua criação. Lá no início dos anos 2000, a Marvel começou a publicar novas HQs de um universo alternativo eles batizaram de Universo Ultimate. Ao contrário do universo principal, o 616, a linha Ultimate se passava na Terra-1610, que por sua vez tinha toda uma cronologia própria, já que a ideia da editora era atualizar seus personagens clássicos para uma nova geração.

Um dos títulos iniciais, e que acabou fazendo maior sucesso, foi o Homem-Aranha, escrito desde o início por Brian Michael Bendis. Ao longo de nove anos, a publicação ganhou uma forte base de leitores – eu incluso -, que ficaram chocados com a notícia de que o Peter Parker desse universo iria morrer. Após a conclusão da saga A Morte do Homem-Aranha, o jovem Parker realmente faleceu e o universo Ultimate ganhou um novo Homem-Aranha: Miles Morales!

Não é preciso dizer que o surgimento do Miles foi bastante criticado por parte dos leitores – por motivos que infelizmente conhecemos bem -, mas Bendis provou que o manto do Aranha poderia ser passado adiante. Após anos de grandes histórias e, especialmente a animação do Aranhaverso, o jovem Miles realmente caiu no gosto dos leitores e definitivamente veio para ficar.