A 4ª temporada de Stranger Things já está entre nós

Desvende segredos do mundo invertido

Com informações do Dark Blog

Após 3 anos de espera, os primeiros episódios da 4ª temporada de Stranger Things já estão disponíveis na Netflix.

Tudo cresceu na série

A nova temporada começa 6 meses após os os acontecimentos da temporada anterior e traz os amigos de Hawkins mais crescidos e enfrentando os problemas comuns a todos os adolescentes (além daqueles problemas criados pelos monstros que já apareceram na cidade). Eleven (Millie Bobby Brown) já está no high school e precisa aprender a lidar com os novos colegas da escola e também com os desafios do relacionamento amoroso com Mike (Finn Wolfhard).

O visual dos personagens também mudou bastante, e parte disso é por conta do crescimento dos atores, que já não são mais as mesmas crianças que conhecemos lá na 1ª temporada.

No começo do ano, os criadores da série Matt e Ross Duffer divulgaram uma carta detalhada sobre a 4ª temporada, considerada por eles “a mais difícil de fazer — e a mais gratificante“. Foram mais de 800 páginas de roteiro e milhares de cenas com efeitos especiais. Isso também significa que os episódios cresceram e ultrapassam mais de uma hora de duração, somando cinco horas a mais em comparação com as temporadas anteriores.

Em entrevista, Gaten Matarazzo, que interpreta Dustin, falou sobre a demora da produção da nova temporada: “A pandemia foi um fator importante no atraso da nossa série e da maioria das produções, mas eu acho que a razão principal pra ter demorado tanto é o tamanho dessa temporada. É gigantesca. Acho que nem a gente tinha percebido isso até assistir.”

Grandes mudanças

Eleven é uma das personagens que mais passou por mudanças desde que a série começou e, no final da 3ª temporada, ela passou por duas mudanças realmente significativas: a perda de seus poderes e a mudança de cidade.

Ao longo da temporada, Eleven se torna cada vez mais forte e capaz de controlar seus poderes, mas, após a batalha contra o Devorador de Mentes, seus poderes vão embora. A perda dos poderes não tem uma causa definida, mas as especulações envolvem o fechamento do portal para o mundo invertido e a mordida que o Devorador dá na perna da garota.

Com o desaparecimento de Hopper, Eleven passa a morar com os Byers, que resolvem abandonar Hawkins e se mudar para a ensolarada Califórnia. Com a mudança, Eleven precisa se adaptar à vida de uma garota “comum” e também à nova escola em que ela passa a estudar, longe da maior parte dos seus amigos.

Ao longo da 4ª temporada, a série vai explorar 4 cenários principais: a já conhecida Hawkins, a nova casa dos Byers e de Eleven na Califórnia, um lugar misterioso e gelado na Rússia (onde Hopper parece ser prisioneiro) e, claro, o Mundo Invertido.

Terror gráfico e referências

Em entrevista concedida antes da estreia, Millie Bobby Brown afirmou que a nova temporada é “um horror sangrento, bem gráfico, um terror do tipo ‘A hora do pesadelo’ (de 1984).” Os momentos engraçados e fofos ainda existem, mas em menor número, dando espaço para ameaças ainda mais assustadoras e macabras.