Prefeito de Jandaia se reúne com pastores para retomada de cultos

O prefeito de Jandaia do Sul, Benedito José Pupio, se reuniu na última terça-feira (2) com pastores de igrejas da cidade. Na reunião, o prefeito e as lideranças religiosas definiram a volta dos cultos e atividades nas igrejas com as medidas dentro dos decretos estadual e municipal.

A medida visa evitar a aglomeração de pessoas, e com isso reduzir a possibilidade de disseminação do vírus que provoca a doença Covid-19. 

“O retorno deverá ser feito tomando todas as medidas de precauções acrescentou Rose da vigilância sanitária”.

O pastor Durval Bicudo da igreja Assembléia de Deus, fala que está fazendo o possível para seguir as regras do decreto, e pôs-se a disposição em colaborar no que for necessário para ajudar nas ações de combate ao vírus, e diz que quando alguem sai fora das regras é corrigido.

Anderson Silva, explica que a igreja católica está bem organizada na questão do distâciamento, higienização, e fala que foi feito cartões de cores diferentes para cada missa, e na entrada da Igreja tem um tapete com produto para os fieis passar os pés, e também é feito higienização pelo menos uma vez por semana.

Bruno Calixto, Chefe de Gabinete, avisa ainda que as igrejas deverão respeitar o toque de recolher, ou seja, sem cultos ou missas após às 21h.

Os pastores se comprometeram a cumprir todas as recomendações da prefeitura, como já vêm seguindo desde as medidas que suspenderam os cultos  com os fieis nos templos. 

“Temos que respeitar as medidas e todo o trabalho que a administração da prefeitura vem fazendo, trabalho sério, com profissionais comprometidos e que querem o bem da população, já sabemos que quando os cultos retornarem, mesmo com as medidas de distanciamento, máscaras e assepsia, as pessoas idosas, de grupo de risco e crianças ainda deverão permanecer em casa. Os pastores vão desempenhar um importante papel, não só no apoio e consolo espiritual, mas também como multiplicadores na prevenção”, destacou o presidente da Câmara  Milton Lopes

Ditão falou da retomada dos cultos dentro de normas de segurança. “Se hoje temos uma pessoa infectada em Jandaia temos que dobrar os cuidados, a reabertura é com definição de normas, não podemos correr riscos, portanto todas as decisões precisam estar embasadas no plano de contingência do nosso município”.

Como não temos vacina e nem tratamento específico comprovadamente efetivo, a prevenção é a principal medida de contenção da COVID-19. Nesse sentido, o distanciamento social é a ferramenta mais eficaz para conter a disseminação do novo coronavírus. Pedimos a compreensão de todos e reforçamos o pedidos para que não saiam de suas casas, principalmente os mais vulneráveis à doença”, reforça professor Eduardo Teixeira da Silva, diretor do campus da UFPR no município.

Quer receber as principais notícias do dia na palma da sua mão? Clique aqui e instale o aplicativo do Portal Agora para Android!