PM divulga resultado da Operação Guardiões

O 4º Batalhão de Polícia Militar realizou nos dias 21, 22 e 23 de fevereiro a Operação Guardiões, nos municípios de Maringá e Sarandi. O objetivo desta ação foi intensificar o policiamento ostensivo a fim de desestimular e prevenir ações criminosas nas regiões de maiores índices de violência, proporcionando também maior sensação de segurança à comunidade local.

Além das equipes policiais de Maringá, o efetivo foi reforçado com a presença de integrantes do Batalhão de Polícia de Choque e Companhia Independente ROCAM de Curitiba, e do Batalhão de Operações Aéreas de Londrina, pertencentes ao Comando de Missões Especiais. Além da presença de policiais civis da Divisão Estadual de Narcóticos, para ação conjunta de cumprimento de mandados de prisão. Ao todo foram empregados mais de 150 policiais.

A Operação Guardiões foi realizada com a aplicação de equipes regulares da Polícia Militar, em ações de policiamento presença, e com o recobrimento das equipes especializadas de ROCAM, ROTAM e CHOQUE, em ações de policiamento tático. O planejamento previsto gerou resultados positivos à Operação: 202 pessoas abordadas, 2 pessoas presas em flagrante, 10 mandados de prisão cumpridos, 11 mandados de busca e apreensão executados, 1 arma de fogo apreendida, 42 gramas de cocaína apreendidas e 2 veículos recuperados.

Durante o andamento da Operação ocorreu a partida de futebol entre o time de Cianorte e Corinthians pela Copa do Brasil, no Estádio Regional Willie Davids, que contou com a aplicação de mais de 140 policiais. O policiamento teve início na quarta-feira, com a escolta do time corinthiano do Aeroporto Regional de Maringá ao hotel, no centro da cidade, e foi encerrado com a segurança prestada ao time até o retorno para o aeroporto na quinta-feira, logo após a partida. As torcidas organizadas dos times também foram escoltadas tanto no início quanto após o término do jogo.

No estádio, a Polícia Militar esteve presente com a tropa regular fazendo a segurança nas vias de acesso, nos estacionamentos e nos portões de entrada dos torcedores; e com as tropas especializadas de ROTAM e CHOQUE na divisão de torcida. A Operação Futebol transcorreu normalmente sem nenhum registro grave de ocorrência.

No último dia, foram realizados os cumprimentos de mandados de busca e apreensão, e de prisão expedidos pela Justiça do Paraná sob a coordenação das equipes do DENARC e apoio da Polícia Militar através do emprego das tropas de CHOQUE e ROTAM. Ao todo foram executados 11 mandados de busca e apreensão e 8 mandados de prisão na cidade de Maringá, Sarandi e Floriano. Além das prisões, esse trabalho em conjunto possibilitou fazer a identificação e o levantamento de mais informações a respeito de organizações criminosas da região que poderão auxiliar no trabalho de prevenção e repressão das polícias.

“OPERAÇÃO GUARDIÕES” – O nome da Operação faz alusão à medalha do 4º Batalhão de Polícia Militar denominada “Guardiões da Cidade Canção”. A condecoração é entregue pelo 4º BPM a personalidades civis e militares que possuem grande representatividade e atuação na segurança pública da cidade de Maringá e região. No contexto da ação policial, o nome faz menção à proteção que a Polícia Militar e as demais forças policiais buscam para a comunidade local.