Hospital em Maringá busca voluntários para teste de medicamento contra a covid-19

Pesquisadores do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), por meio do seu Núcleo de Pesquisas Clínicas, estão participando de um estudo internacional (Comt.ICE), que tem o objetivo de avaliar a eficácia e segurança de um medicamento experimental para o combate à Covid-19.

Eles estão avaliando se administrá-lo em pessoas do grupo de risco e com sintomas leves e moderados pode ajudar a impedir que a doença se agrave.

A coordenadora de estudos do Núcleo de Pesquisas, Sandra Bin Silva, explica que mesmo com a vacina a doença ainda vai continuar existindo e “por isso é necessário continuar estudando medicamentos para tratá-la ou para que ela não evolua para uma piora” disse.

O HUM é o único hospital do Paraná a participar deste estudo que iniciará a fase de recrutamento a partir da segunda quinzena deste mês e pretende selecionar de 8 a 10 pacientes.

O medicamento estudado contém um anticorpo especificamente direcionado contra SARS-CoV-2, o vírus que causa a Covid-19, que pode melhorar ou não a capacidade do corpo de combater a doença.

A participação dos voluntários é estimada em aproximadamente 24 semanas.

Para ser elegível é preciso ter 18 anos ou mais e apresentar algum dos fatores de risco, como diabetes, obesidade, insuficiência cardíaca, doença pulmonar crônica entre outros.

Ou ainda ter a partir de 55 anos, independente de outros fatores de risco, ter resultado positivo para coronavírus e apresentar um ou mais dos sintomas de Covid-19.

A princípio, o medicamente está sendo chamado de VIR-7831, pois como está em fase experimental não é comercializado para tratamento de nenhuma doença.

As pesquisas clínicas são importantes para que a medicina avance. Hoje os tratamentos para várias doenças só estão disponíveis por causa dos voluntários.

O Núcleo de Pesquisas Clínicas está participando de outros estudos internacionais que estão em fase final de tramitação ética e contratual e que deverão iniciar o processo de recrutamento no final do mês de fevereiro.