Estudantes de engenharia da UEM buscam apoio para desenvolver carro off-road

Um grupo de 26 alunos das engenharias elétrica, mecânica e produção da Universidade Estadual de Maringá (UEM) está em busca de apoio financeiro para construir um carro off-road e participar do programa Baja SAE Brasil. O programa desafia estudantes de Engenharias em todo o país a criar veículos do tipo baja, desde o projeto até os testes de competição.

O projeto, denominado Capibaja UEM, tem como objetivo proporcionar aos estudantes a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, preparando-os para o mercado de trabalho. Os carros desenvolvidos pelas universidades brasileiras competem em etapas regionais e nacionais, com os três melhores sendo convidados para a competição internacional nos Estados Unidos.

A equipe enfrenta desafios financeiros para a produção do novo carro off-road, buscando recursos para motor, pneus, sistema elétrico e tornearia. Até agora, a equipe conta com arrecadação de rifas, venda de produtos e patrocínios de empresas. O capitão da equipe, Fernando Fungaes, destaca a necessidade crucial de financiamento para o próximo protótipo.

Desde sua formação em 2016, a equipe da UEM já desenvolveu dois carros, com o primeiro concluído em 2019 e o segundo em 2021. A construção do terceiro veículo é necessária para atender aos requisitos do programa, que exige um novo veículo a cada dois anos.

O carro atual, com motor de 300 cilindradas, pistão único de 10 hp e tração traseira, atingiu uma velocidade máxima de 65 km/h. Embora tenha enfrentado alguns desafios, a equipe considera a participação no campeonato nacional brasileiro em 2022 como uma experiência fantástica. Agora, buscam ampliar os recursos financeiros para construir um carro mais competitivo e de alta performance até outubro de 2024.

A equipe planeja incluir novos elementos, como câmbio CVT automático e uma embreagem centrífuga ou uma adaptação para dois tipos diferentes. Com a competição marcada para novembro deste ano, a Capibaja UEM espera garantir apoio para alcançar o sucesso na 21ª Competição Baja SAE Brasil – Etapa Sul, cujo local ainda não foi definido.