Como atrair bons inquilinos para o seu imóvel em Londrina

O início de tudo é decidir quem vai administrar o imóvel. Se você for o proprietário, é recomendável buscar auxílio na lei e se informar para não correr o risco de levar golpe ou um processo por irregularidades imobiliárias. Formalizar um contrato é o primeiro passo, assim tudo fica mais fácil de entender. Saiba que apenas, nesse caso, você terá de conhecer os inquilinos, dialogar sobre o contrato e fazer a cobrança mensal. Se você não quer ter futuras dores de cabeça com tudo isso, então é melhor optar por uma imobiliária. 

Boa apresentação do imóvel

Por lei, proprietários imobiliários são obrigados a comercializar imóveis em Londrina que possuam condições para habitação, ou seja, que apresente boas condições para quem irá morar lá. Além disso, quando o mercado de imóveis está em alta, é importante manter o seu negócio apresentável para atrair inquilinos. Quando a propriedade fica parada durante um tempo, é necessário verificar a manutenção e mantendo o local preservado. Sabe aqueles imóveis que parecem abandonados? Então, evite que isso aconteça. A ausência de cuidados, além de dificultar o interesse de futuros inquilinos, também pode resultar na desvalorização do imóvel.

Anunciar o imóvel

A melhor forma de atrair futuros inquilinos é divulgar o imóvel nas redes sociais. Para isso, fotografe os ambientes existentes no imóvel, de ângulos que favorecem cada cômodo. Isso é: Antes de tirar fotos do ambiente, atente-se se a iluminação mostra que o local é arejado e bem iluminado. Se houver uma garagem, mostre o espaço por completo. Quando estiver satisfeito com o resultado das fotos, é só começar a publicar em grupos junto à legenda contendo todos os detalhes (localização, quantidade de quartos e outras informações) e contratar uma imobiliária para que seja colocada no site. 

Visitação acessível

Essa é uma opção para mostrar ao futuro locatário que aquele imóvel é o ideal. Para isso, é importante dar acesso ao local. Como forma de segurança, pois sempre que o contrato é fechado com uma imobiliária, a cópia da chave do imóvel fica disponível para visitas agendadas. Se é um apartamento para alugar em Londrina com portaria, outra opção é deixar uma cópia no local. Mas atenção: É importante manter um contato direto com o responsável da portaria para avisar sobre a visita dos futuros inquilinos. Pois deixar uma pessoa desconhecida entrar, sem aviso prévio , pode ser um risco ao  condomínio.

Saiba mais sobre o inquilino

Antes de fechar o contrato com o futuro inquilino, é necessário saber e entender as expectativas dessa pessoa, lhe dar informações e tirar algumas dúvidas. Além disso, é necessário pesquisar a situação financeira do mesmo, para saber se ele possui condições de cumprir com o pagamento mensal do aluguel. As informações que o proprietário precisa ter, vão auxiliar na decisão para estabelecer que tipo de garantia será usada pelo inquilino. A garantia é uma forma de assegurar o locador em caso de não cumprimento do contrato.

Fechando o contrato

No momento de assinar o contrato, é necessário atentar-se sobre alguns pontos importante. Como o valor do aluguel, o tempo de vigência do contrato sendo de 2 anos, a garantia e eventuais penalidades, em caso de quebra de contrato. O contrato deve possuir também um critério para reajuste e cláusulas em caso de rescisão. Se ambas as partes concordarem com outro tipo de reajuste, isso também deve ficar evidente no contrato. Em relação à rescisão do contrato, nele deve estabelecer o valor da multa, caso o inquilino ou o locador decida terminar o acordo antes do tempo combinado. Vale ressaltar que após a assinatura do contrato, o inquilino pode solicitar a inclusão de seu nome em contas como de luz e água. Isso não significa que o imóvel ficará em seu nome, apenas um hábito no mercado imobiliário, por isso alguns inquilinos solicitam a documentação para que possam comprovar seu novo endereço.

Renda Extra

Colocar as suas casas para alugar em Londrina pode ser uma fonte de renda, o proprietário também possui seus gastos. Sendo administrador de imóveis, sempre há cópias de documentos, pequenas reformas ou consertos para fazer. Deixando o imóvel sob responsabilidade de uma imobiliária, o proprietário paga apenas uma comissão pelo serviço. Normalmente o primeiro aluguel é repassado de forma integral para a imobiliária, como forma de pagamento por serviços feitos antes do aluguel. Além disso, paga-se de forma mensal, 10% do aluguel e encargos, caso a imobiliária também administre o pagamento do IPTU ou condomínio.  Despesas com IPTU e condomínio são chamadas de despesas ordinárias e no início do contrato de aluguel, são de responsabilidade do inquilino. Ao proprietário do imóvel são de responsabilidade as chamadas “despesas extraordinárias”, como vazamentos, reformas, gastos emergenciais e substituição de equipamentos. Se surgirem problemas no imóvel, durante o período de locação, o proprietário deve pagar se for comprovado que o problema era anterior à locação do então inquilino. Se por irresponsabilidade ou má utilização, o inquilino deve arcar com o estrago.

Gostou deste artigo? Compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas saibam como atrair bons inquilinos para o seu imóvel.