Cidades da Amusep suspendem vacinação contra a Covid-19 por falta de doses

Com exceção de Maringá e Sarandi, todas as outras 28 cidades da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep) não estão aplicando a primeira dose da vacina contra Covid-19, nesta quarta-feira (23).

A segunda dose da vacina contra o coronavírus é reservada pelas Secretarias Municipais de Saúde e por isso esta vacinação não para.

Mas a primeira dose depende das remessas enviadas pelo Ministério da Saúde e distribuídas pela Secretaria de Saúde do Paraná.

Maringá tinha anunciado que iria baixar a faixa etária da população geral que está sendo vacinada dois anos a cada dia. Mas esta semana a regra não está sendo aplicada.

Na segunda-feira (21) foram vacinadas pessoas com 45 anos ou mais, como na semana passada, nessa terça-feira (22) foi a vez de quem tem 44 anos ou mais e nesta quarta-feira (23)pode se vacinar a população com 43 anos ou mais em Maringá.

Na página do prefeito Ulisses Maia no Facebook, os internautas cobram agilidade na vacinação. Mas há também quem pergunte por que Maringá ainda tem vacina, se em Marialva e Mandaguari já acabou.

E não foi só em Mandaguari e Marialva. Segundo a Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep), em todas as cidades da região, com exceção de Maringá, a vacina para 1ª dose acabou.

É o que diz o presidente da Amusep, e prefeito de Ângulo, Rogério Bernardo.

“Essa última remessa que chegou foram muitas poucas doses para ser distribuídas entre os municípios da Amusep. E ainda umas vieram exclusivas para gestantes, Ângulo por exemplo recebeu 12 doses.”, explica o prefeito.

A Secretaria de Saúde de Sarandi está aplicando a primeira dose nesta quarta-feira (23) na população geral com 49 anos ou mais. A Secretaria de Saúde de Sarandi explicou que ainda tem doses porque lá a vacinação é meio período e porque a faixa etária continua em 49 anos. Mas as doses estão acabando.