Arquidiocese de Maringá retoma missas presenciais nesta segunda-feira (12)

As paróquias de todos os municípios da Arquidiocese de Maringá retomam as missas com a presença de fiéis a partir desta segunda-feira (12).

A decisão foi tomada neste sábado (10) pelo Arcebispo de Maringá, Dom Frei Severino Clasen, durante reunião conjunta com o clero e especialistas da área da saúde.

Além da celebração de missas, fica autorizada a ministração dos demais sacramentos, como batismo e crisma.

“Iremos retornar com protocolos de segurança ainda mais rígidos e, claro, obedecendo os limites de público estabelecidos pelos decretos municipais”, disse Dom Severino.

Protocolos

A Arquidiocese de Maringá redigiu um protocolo de orientações para que as paróquias adotem medidas para combater a transmissão do coronavírus. Veja algumas delas:

. Nos horários previstos para as celebrações, as portas de entrada das igrejas deverão estar abertas para evitar que qualquer fiel tenha que tocar em puxadores ou maçanetas;

. Sempre que possível, as portas de entrada sejam distintas das de saída e que haja indicadores de percursos de sentido único, para evitar que as pessoas se cruzem;

. O acesso dos fiéis será limitado, de acordo com a dimensão da igreja e as regras das autoridades competentes;

. As comunidades devem organizar equipes que auxiliem os fiéis no cumprimento das normas de proteção;

. Uso obrigatório de máscara, a qual só deverá ser retirada no momento da comunhão eucarística.

A redação do Portal Agora entrou em contato na sexta-feira (9) com as Paróquias de Mandaguari sobre o possível retorno das missas presenciais e não souberam informar quando será este retorno.