Comissão Especial visita Secretaria de Saúde

Cumprindo a agenda dedicada à análise da Saúde pública de Mandaguari, os vereadores que compõem a Comissão Especial de Estudos (CEE) da Saúde visitaram a secretaria na sexta (14), para conversar com servidores e entender o funcionamento interno da pasta. Foi a primeira visita in loco da CEE da Saúde da Câmara de Mandaguari, instituída em maio por orientação do Ministério Público.

O presidente da CEE, vereador Eron Barbiero, bem como o presidente da Câmara, Hudson Guimarães, e os vereadores Sebastião Alexandre, Luiz Carlos Garcia e Marcia Serafini foram recepcionados pela secretária de Saúde, Deise Vernillo e funcionários.

A gestora, que assumiu interinamente a pasta no mês passado, explicou aos servidores que a presença dos parlamentares no espaço será frequente nos próximos dias. Isto porque serão feitos os levantamentos necessários para o primeiro diagnóstico da comissão. “Nós somos transparentes e nossa atitude com os vereadores será assim. A presença deles é muito bem-vinda e nos ajudará a identificar o que pode ser melhorado, bem como divulgarmos a qualidade das ações da nossa equipe”, disse a secretária. “Esperamos que seja um período tranquilo para melhorar o nosso serviço e valorizar o que já fazemos”, completou.

A comissão entenderá o funcionamento de cada setor da secretaria, contemplando a competência e quais os limites de atuação dos servidores. A partir da ação, os vereadores pretendem identificar entraves nas filas de exames de imagem e consultas especializadas, serviços que geram mais reclamações entre pacientes.

O presidente da CEE, Eron Barbiero, disse aos servidores que o trabalho executado com qualidade é bem reconhecido pela população, mas as situações críticas preocupam o Poder Legislativo. “Hoje a gestão da saúde não é fácil. Nós cobramos porque somos cobrados. Estaremos aqui com frequência, mas porque queremos aprender e criar diagnóstico que gerarão ações positivas. Nós queremos que a secretaria melhore e auxiliaremos no que conseguirmos”, destacou.

Os vereadores Hudson Guimarães, Luiz Carlos Garcia e Sebastião Alexandre reforçaram que a intenção da Comissão é auxiliar no melhor desenvolvimento da pasta. “Não estamos aqui para fiscalizar o trabalho de vocês, mas desejamos informações para entender o funcionamento de todos os setores e, assim, cobrarmos atitudes de quem for responsável de forma mais eficaz”, disse o presidente da Casa, Hudson Guimarães.