Para facilitar vida de alunos que não têm celular para estudar na pandemia, Cornélio Procópio arrecada aparelhos

Muitos alunos da rede estadual de ensino não conseguem assistir às aulas online por falta de um celular com acesso à internet. Então, o Núcleo Regional de Cornélio Procópio – no norte do Paraná – começou a arrecadar celulares para doar a esses estudantes.

“Não tenho celular.Por isso, realizo as atividades impressas que pego na escola de 15 em 15 dias. Se eu tivesse um celular, ia facilitar os meus estudos durante esse tempo de pandemia”, afirmou o estudante Luan Felipe Tomás.

Alunos e professores de Enéas Marques juntam dinheiro para presentear colega com celular para estudar

Desde que o ensino presencial foi substituído pelo virtual, no início de abril, 1 milhão de estudantes das escolas estaduais do Paraná têm algumas opções de acesso ao conteúdo.

São elas:

Material impresso distribuído pelas escolas

Canal aberto de TV

Plataforma online

Aplicativo Aula Paraná

Cada uma dessas opções complementa a outra.

Para educadores, ensino remoto oferecido no Paraná precisa ser adaptado: 'Não se pode tratar todas as escolas igualmente'

Desigualdade social

O ensino a distância esbarra na desigualdade social. No Regional de Educação Cornélio Procópio, por exemplo, cerca de três mil estudantes não tem um smartphone. Isso significa que não acessam a plataforma online, nem usam o aplicativo.

A técnica pedagógica Maria Helena Mattos se tornou uma militante da campanha. Ela doou um celular que estava “aposentado” e agora quer mobilizar a rede de contatos dela.

“Tem muitas pessoas que têm um celular na gaveta em casa. E a gente tem condições, às vezes, é um probleminha tão simples que dá para consertar com baixo custo. Então, por que não doar? Isso não é um ato de amor?”, disse Maria Helena.

'Toque o Seu Coração'

Ana Paula Machado dos Santos, chefe do Núcleo de Cornélio Procópio que teve a ideia da campanha “Toque o Seu Coração” contou que, até agora, uns 20 celulares foram arrecadados. Mas, ela quer juntar, pelo menos, 500 aparelhos.

“Nós estamos fazendo todo o suporte para tornar a vida desse aluno mais fácil”, afirmou Ana Paula.

Entre críticas e elogios, rede pública tenta ajustar distribuição de aulas online no Paraná

Quem quiser doar um celular, pode procurar o Núcleo Regional de Educação de Cornélio Procópio, que fica no Centro da cidade.