Itaipu e Unioeste criam robôs para desinfectar complexo turístico da usina, em Foz do Iguaçu

A Itaipu Binacional e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, desenvolveram duas tecnologias para auxiliar na desinfecção dos ambientes de visitação turística da usina.

De acordo com a Itaipu, como parte das ações de retomada do turismo na cidade, as atividades do complexo turístico da hidrelétrica voltarão de forma gradual a partir das 9h de quinta-feira (11). O primeiro passeio que será liberado é a visita panorâmica.

Um dos robôs utiliza a tecnologia de radiação ultravioleta tipo C, que é capaz de destruir a capa proteica e o material genético de qualquer vírus, fungos e bactéricas, conforme os pesquisadores.

O segundo modelo realiza a pulverização da solução de produtos de limpeza. Ele pode ser utilizado no modo automático ou por controle remoto, por meio de um aplicativo.

De acordo com o professor da Unioeste Antonio Marcos Hachisuca, os aparelhos são uma adaptação de robôs desenvolvidos para o uso rural , na desinfecção de espaços externos.

Segundo os pesquisadores, quando o robô está em operação, ele emite um alerta sonoro para que as pessoas não fiquem naquele ambiente.

Controle de visitantes

De acordo com a Itaipu, a retomada de visitantes na usina também prevê o uso do aplicativo CovidPR, ou seja, os usuários deverão se cadastrar na ferramenta ao visitar o complexo turístico.

Foz do Iguaçu lança aplicativo CovidPR para monitorar sintomas da doença em moradores

O aplicativo conta com um formulário sobre o coronavírus e faz o acompanhamento remoto de usuários com sintomas da Covid-19.

Além disso, também faz recomendações sobre a necessidade de encaminhamento ao hospital ou quarentena domiciliar.

Visitação

Como primeiro passeio retomado, a visita Itaipu Panorâmica será feita a cada uma hora, até as 16h. Os ônibus que transportam os turistas terão a capacidade reduzida pela metade, para garantir o distanciamento de dois metros entre cada pessoa.

A segunda atração será liberada no dia 17 de junho e será o Refúgio Biológico. O horário de funcionário ocorrerá das 9h30 e 17h30, com disponibilidade de 10 vagas por horário.

O Ecomuseu voltará com as atividades no dia 24 de junho, das 10h às 17h. A atividade “Ciência na Esfera” está suspensa temporariamente.

A Itaipu Iluminada tem previsão de início no dia 1º de julho, às 19h30, nas sextas-feiras e sábados.

Segundo a organização, não há previsão de retorno para o circuito interno na usina, o Itaipu Especial.